Os nossos tratamentos Perguntas Frequentes

O que é a Cirurgia Plástica? E a Cirurgia Estética?

A Cirurgia Plástica é uma especialidade cirúrgica dedicada à reconstrução dos defeitos do corpo em geral devido a malformações congénitas, traumatismos, queimaduras ou tumores. Teve o seu grande desenvolvimento com as inumeras guerras  que ocorreram.



Já a Cirurgia Estética é uma especialidade da Cirurgia Plástica que se dedica a alterar alguma caracteristica corporal, que por vários motivos, se pretende alterar ou corrigir de forma a melhorar a aparência e a autoconfiança.



 


Porquê a designação de “Plástica” na Cirurgia Plástica?

A palavra “plástica” vem do grego plastikos, que significa “moldar ou modificar a forma”.

Alguns dos primeiros Cirurgiões Plásticos dedicaram-se a tentar encerrar feridas de cicatrização arrastada ou substituir tecidos perdidos devido  a traumatismos ou tumores.

Muitas destas técnicas envolviam a construção de retalhos cutâneos para modificar a forma ou moldar o defeito de modo a que se obtivesse uma forma semelhante à original. 


Qual a diferença entre Cirurgia Reconstrutiva e Estética?

A Cirurgia Estética é realizada para modificar a forma e função das estruturas normais  do corpo de modo  a melhorar a aparência e a autoconfiança.



A Cirurgia Reconstrutiva é  realizada  nas estruturas anormais do corpo devido a malformações congénitas, alterações do desenvolvimento, traumatismos, infecções tumores ou doenças.



Em geral é realizada para melhorar as funções, mas também pode ser realizada para se aproximar da aparência normal.


O que espera de uma consulta de Cirurgia Plástica?

A parte mais importante da consulta é o estabelecimento de uma comunicação entre o paciente e o médico.

Deve sentir-se à vontade para colocar todo o tipo de questões, mesmo as que lhe pareçam o mais absurdas possíveis.

O seu médico deve fazer os possíveis para responder às suas questões e identificar correctamente os seus objectivos.

Apesar de todo o esforço para fornecer uma explicação correcta, clara e precisa muitas vezes persistem muitas dúvidas após a Consulta inicial.



Serão fornecidas informações detalhadas acerca do tratamento proposto, do tipo de cirurgia aconselhado, não se esquecendo dos medicamentos que deverá evitar, assim  como instruções específicas em relação ao período de pós-operatório.


Onde será realizada a Cirurgia?

Será realizada nas instalações da FACCIA, que funciona num centro clinico de ambulatório, devidamente legalizado e com todas as certificações para tal (www.cclisboa.pt).





Caso seja necessário internamento será aconselhado o local mais adequado para o efeito, em função do tipo de intervenção.


Terei dores durante a intervenção cirúrgica ou depois?

As técnicas anestésicas actuais são bastante eficazes e seguras.

Será discutido consigo o tipo de anestesia  assim como a terapêutica analgésica após a intervenção.


Ao usar este website, está a aceitar a utilização de cookies para análise, conteúdo personalizado e apresentação de anúncios.