Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Próteses de silicone e mamoplastia de aumento

Próteses de silicone e mamoplastia de aumento

A cirurgia de mamoplastia de aumento com próteses de silicone é uma das cirurgias plásticas mais procuradas atualmente.

Consiste no aumento de volume e definição da forma das mamas através da introdução de próteses de silicone.

Atualmente existe no mercado diversos modelos de próteses mamárias, sendo as mais usadas:

  • as redondas;

Mamoplastia

  • as anatómicas (de formato mais “natural”);
  • as “cónicas”.

As próteses mamárias mais usadas são as redondas podem ter uma projeção baixa, média, alta e extra-alta.

A anestesia usada pode variar desde uma anestesia local com sedação até à anestesia geral, dependendo do tipo de cirurgia mais indicada para cada paciente e o perfil do paciente, entre outras características.

Os locais mais frequentes da localização da incisão – que resultará numa cicatriz final – são:

  • periareolar (no bordo da aréola, geralmente na sua porção inferior);
  • inframamária (pequena incisão localizada na localização do sulco natural abaixo das mamas) e
    • axilar.

Os locais mais comuns de colocação das próteses são:

  • o espaço entre o músculo peitoral e as mamas (chamado “plano subglandular”) e
  • atrás do músculo peitoral (“plano submuscular”).

A escolha do plano anatómico depende das características individuais da paciente (por exemplo, em pacientes muito magras pode estar indicado o plano submuscular) ou a própria preferência da paciente.

O tamanho da prótese mais indicada para cada pessoa depende de uma série de características como a sua estrutura anatómica (como o tamanho do tórax), a elasticidade da pele, a presença ou não de ptose (“queda”) das mamas e também do desejo da própria doente.

A mamoplastia de aumento é uma cirurgia que conduz a resultados estéticos relativamente rápidos e tem uma recuperação, normalmente, rápida.

Eis alguns dúvidas frequentes que nos colocam na consulta:

1) O aspecto final de mamas maiores fará parecer que estou mais gorda?

Normalmente não. O tamanho máximo da prótese é discutido com a paciente, sendo escolhida uma prótese com um tamanho adequado. O especto de aumento dos seios numa proporção não exagerada, relativamente ás dimensões do tórax, não causa uma impressão de aumento global de peso.

2) As próteses são seguras?

Até o momento não há estudos que comprovem um aumento de risco de doenças ou complicações major associadas às próteses de silicone, desde que estas tenham aprovação da F.D.A. (Food and Drug Administration).

3) Poderei amamentar após a cirurgia?

Na maioria das vezes a cirurgia de aumento mamário não causa problemas quanto à amamentação, principalmente no caso das incisões fora da aréola e sem se violar a glândula mamária (inframamária ou axilar).

4) Quanto tempo devo esperar após ter tido uma gravidez para poder fazer a cirurgia?

É prudente que se aguarde um intervalo de tempo até se realizar uma cirurgia estética após a gravidez.

Neste caso já deve ter parado a amamentação e além disso, deve esperar um período variável de tempo para que a fisiologia normal do organismo recupere, após as alterações ocorridas na gravidez, o que pode durar até 12 meses.

5) Terei alguma restrição, de qualquer tipo, por ter próteses de silicone?

As próteses aprovadas pela F.D.A. (Food and Drug Administration) passam por um rigoroso controlo de qualidade, o que evita que se rompam ou degradem com facilidade.

Normalmente deve aguardar um período variável de dias, a algumas semanas (dependendo da cirurgia realizada), para o retorno completo às actividades habituais. Após toda a cicatrização se ter completado a vida é retomada normalmente, sem quaisquer restrições.

6) Precisarei trocar as prótese futuramente?

As próteses atuais aprovadas pela F.D.A. (Food and Drug Administration) devem ser vigiadas anualmente através de exames complementares (como a ecografia mamária) e não têm um período ao fim do qual terão de ser substituidas.

7) Como ficam as minhas novas mamas, quer em reação ao tamanho, quer á sua consistência?

As mamas terão o seu volume aumentado através da cirurgia, melhorando também a sua consistência e forma com a intervenção cirúrgica. Assim é que, neste caso, pode escolher-se o novo volume, pois dispõe-se de vários tamanhos de próteses de silicone a serem introduzidas.

Deverá existir uma harmonia entre o volume das mamas e o tamanho do tórax, característica esta que deve ser preservada no planeamento da cirurgia. Deverão ser mantidas as proporções entre o volume da nova mama e o tamanho do tórax de cada paciente, a fim de se obter uma maior harmonia estética.

Mas onde posso fazer uma mamoplastia de aumento? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116/7.

Para mais informações sobre mamoplastia de aumento visite o nosso site em www.faccia.pt

be a pal and share this would ya?
Próteses de silicone e mamoplastia de aumento