Dr. Miguel Andrade

Tem dúvidas? Fale comigo.

Consulta 3D

Clique aqui

Rinoplastia - Homem

A maioria de nós está insatisfeito com a forma do nosso nariz, ou porque tem uma bossa, ou é muito grande ou muito largo.
Além deste aspecto também pode existir dificuldade em respirar e dores de cabeça. Algumas destas situações podem ser corrigidas ou melhoradas com uma intervenção cirúrgica designada Rinoplastia.
Na consulta o Cirurgião tem que  compreender as alterações que deseja  na aparência do seu nariz e por outro lado  fazer compreender ao paciente as alterações que podem ser realizadas.
Por exemplo, muitos pacientes que desejam uma rinoplastia  também têm um queixo muito pequeno  ou umas  maças do rosto pouco evidentes.
Nestes casos, uma cirurgia  ao mento (mentoplastia) ou  a colocação de implantes para aumento das maçãs do rosto podem fazer parte do plano cirúrgico.  

Em que é que consiste uma Rinoplastia?

A Rinoplastia consiste numa intervenção cirúrgica que permite a modificação da forma do nariz  e melhorar a sua aparência.
Pode ser  para correcção  de defeitos congénitos ou após traumatismo ou para aliviar a obstrução nasal.  

Quando é que é aconselhado fazer uma Rinoplastia?

Pode desejar realizar uma Rinoplastia para  melhorar a aparência global da face, especialmente se tiver a consciência exacta da forma do seu nariz.  

Como é realizada uma Rinoplastia?

São efectuadas incisões por dentro das narinas, separa-se as partes moles  das estruturas subjacentes e em seguidas a cartilagem e o osso que causam deformidades são corrigidas. Na mesma intervenção  podem corrigir-se obstruções  respiratórias ou desvios do septo (septoplastia). 
A Rinoplastia e Septoplastia em geral demoram entre duas a três horas e meia. 
A intervenção cirúrgica pode ser efectuada sob anestesia local ou geral, num Hospital ou num Centro de Cirurgia de Ambulatório. 

A Rinoplastia é uma intervenção segura?
A Rinoplastia leva a uma melhoria significativa da aparência  do nariz na maioria dos doentes, embora  nalguns casos, seja necessário uma intervenção secundária.
De qualquer modo como em todas as intervenções cirúrgicas existem riscos que devem ser ponderados.
Deve discutir os riscos e benefícios com o seu Cirurgião Plástico.  
A Rinoplastia é dolorosa?

Em geral a rinoplastia é pouco dolorosa e a maioria dos pacientes apenas requerem analgésicos ligeiros.
Durante os primeiros dias após a cirurgia é necessário utilizar-se uma tala para protecção.

O que é que deve estar á espera após a cirurgia?

Tem que ter uma tala no pós operatório e um tamponamento nas narinas.
Em geral  existe inchaço durante algumas semanas, mas o paciente pode retomar as actividades ligeira após alguns dias.
Para exercer uma actividades fisica  sem restrições é necessário deixar passar várias semanas.   

Como é que uma Rinoplastia me pode ajudar?

Caso deseje fazer uma Rinoplastia deve começar por consultar um Cirurgião Plástico e Estético, inscrito na Ordem dos Médicos (www.ordemdosmedicos.pt) e na Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética (www.spcpre.org.pt). 
Deve expor abertamente os seus objectivos  e expectativas acerca da cirurgia e deve, sobretudo, ficar com a ideia que o resultado que se pretende é melhorar e não atingir a perfeição.  

Qual a importância dos factores psicológicos para a realização de uma Rinoplastia?

A estabilidade emocional é o factor primordial na realização de uma intervenção cirúrgica de natureza estética.
Um “nariz novo” não é por si só  uma garantia para uma melhoria de vida ou  um meio para resolução de todos os problemas pessoais; uma Rinoplastia melhora  a sua aparência  e renova  a sua autoconfiança; tudo o resto fica por  sua conta.  

Devo ficar internado?

Uma Rinoplastia pode ser efectuada e ter alta no próprio dia ou então necessitar de um internamento de curta duração. Depende do seu estado de saúde e da extensão da cirurgia. Deve discutir os pormenores com o seu Cirurgião.

Fico com alguma cicatriz?

Em geral as incisões são efectuadas dentro das narinas  e portanto não são visíveis.

Nalguns casos é necessário efectuar incisões cutâneas na columela ou nas asas do nariz, mas em geral são pouco perceptíveis.  

Quais os resultados que deve ficar á espera?

O resultado obtido depende grandemente da estrutura básica do nariz  e da sua pele. As alterações podem ser subtis e não obvias  de imediato.
Pode ser necessário  ocasionalmente pequenos ajustes.  

Quando é que posso retomar a actividade normal?

O retomar das actividades normais é uma questão pessoal.
O seu Cirurgião dar-lhe-á um esquema adequado.
A maioria dos doentes está apta a retomar o trabalho após o quarto dia.

Existem alguns efeitos secundários duma Rinoplastia?

O inchaço e as equimoses  na região periorbitárias são comuns, mas desaparecem rapidamente; o inchaço demora mais tempo a desaparecer e pode permanecer durante alguns meses uma certa dormência a nível do nariz.
A aparência final pode demorar três a quatro meses a evidenciar-se.
Outras complicações pós-operatórias, como  um atraso na cicatrização, infecção ou hemorragia excessiva, são pouco frequentes.
Deve seguir com cuidados as recomendações do seu Cirurgião para reduzir o risco de complicações

Rinoplastia e preços

Todos os casos de Rinoplastia são diferentes.

Explique-nos o seu através do Formulário de Contacto e ser-lhe-á indicado um intervalo de valores em que poderá ficar a resolução do seu problema.

Ao usar este website, está a aceitar a utilização de cookies para análise, conteúdo personalizado e apresentação de anúncios.