Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Abdominoplastia

Abdominoplastia

A harmonia do contorno corporal depende fundamentalmente da região abdominal e da cintura.

Infelizmente, para alguns pacientes uma dieta saudável e a prática de exercício físico regular podem não ser suficientes para eliminar a acumulação de gordura e flacidez de pele adquiridos nestes locais ao longo dos anos.

No caso das mulheres, pode haver ainda a fraqueza muscular na região devido às gravidezes prévias.shutterstock_3547777

A combinação destas alterações anatómicas pode resultar num contorno abdominal abaulado e desproporcionado em relação ao resto do corpo, afectando a auto-estima e originando insatisfação em geral.

A abdominoplastia pode ajudar estes pacientes, já que a reconstrução da anatomia local é capaz de produzir um abdómen com uma aparência mais atraente.

O procedimento é realizado através de uma incisão transversal localizada acima dos pelos púbicos. O tamanho da incisão depende da quantidade de pele a ser removida e normalmente estende-se até próximo dos quadris, curvando-se levemente para cima. Procuramos sempre posicionar a incisão para que a cicatriz resultante fique escondida pelas roupas interiores e biquínis.

Através desta incisão, corrige-se a laxidão da musculatura da parede abdominal e remove-se o excesso de pele e gordura da parte inferior do abdómen. A combinação destas técnicas permite obter-se um abdómen plano e uma cintura mais estreita.

Em pacientes com grandes excessos de pele, uma segunda incisão deve ser realizada ao redor do umbigo, que voltará à sua posição normal no final da cirurgia.

As estrias, muito comuns nestes pacientes na região abaixo do umbigo, são normalmente removidas junto com o excesso de pele. Infelizmente, as estrias localizadas na parte superior do abdómen (acima do umbigo) não podem ser eliminadas com esta técnica.

No final da cirurgia são colocados drenos debaixo da pele para evitar acumulações de líquido durante a recuperação.

A abdominoplastia pode ser substituída por uma mini-abdominoplastia quando o excesso de pele é menor.

Embora as duas técnicas sejam relativamente semelhantes em relação aos princípios de tratamento, as cicatrizes resultantes são normalmente menores após a segunda, devido à menor remoção de tecidos.

Pacientes submetidos a uma abdominoplastia devem iniciar pequenas caminhadas logo no dia seguinte à operação, evitando esticar muito o corpo neste período.

Lipomodelação_homemApós a primeira semana, as caminhadas devem progressivamente aumentar, e ser realizadas com o corpo retificado.

O retorno às atividades físicas costuma ser permitido e, após 2 meses, é recomendado a utilização de uma cinta por 1-2 meses para maximizar a aderência dos tecidos e acelerar a reabsorção do inchaço.

O resultado final pode ser apreciado somente com a acomodação total dos tecidos, que ocorre tipicamente após 3-6 meses.

A maioria dos pontos são internos e não precisam ser removidos, porém, alguns pontos externos utilizados são removidos após aproximadamente 14-21 dias.

As cicatrizes devem ser acompanhadas durante os primeiros 6 meses de forma a se evitar a formação de cicatrizes escurecidas, hipertróficas ou quelóides.

Mas onde posso fazer uma abdominoplastia? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116/7.

Para mais informações sobre abdominoplastia visite o nosso site em www.faccia.pt

be a pal and share this would ya?
Abdominoplastia