Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

11 questões sobre lipoabdominoplastia

11 questões sobre lipoabdominoplastia

A lipoabdominoplastia é um procedimento cirúrgico realizado muito frequentemente para tratamento de gordura localizada e excesso cutâneo a nível da região abdominal.

São frequentes as questões sobre este tipo de procedimento, o que é perfeitamente compreensível, sendo necessário o seu completo esclarecimento.

As perguntas que se devem colocar são:

  1. Quando está indicado a realização de uma lipoabdominoplastia?
  2. Homens ou mulheres que estão em boa forma física, que já corrigiram o excesso de peso, com bons hábitos alimentares, e que praticam exercícios físicos regularmente, são considerados os melhores candidatos para a realização de uma lipoabdominoplastia?
  3. A cicatriz na abdominoplastiaé muito visível?
  4. A gordura acumulada na região do estômago pode ser tratada com a abdominoplastia?
  5. Há riscos nesta cirurgia?
  6. O pós-operatório da abdominoplastiaé muito doloroso?
  7. Vou emagrecer com a abdominoplastia?
  8. Quanto tempo tenho que esperar para ver o resultado definitivo da abdominoplastia?
  9. O umbigo vai mudar de posição?
  10. Poderei ter filhos após uma abdominoplastia?
  11. Que tipo de fato de banho/biquíni poderei usar após a cirurgia?

Eis as respostas a estas questões que devem ser sempre esclarecidas pelo seu médico, mesmo se não lhe perguntar. Aliás estas questões deverão ser mesmo abordadas espontaneamente pelo seu médico sem ter necessidade de as colocar. Isso significa que ele tem muita experiência na realização deste tipo de procedimentos.

Após tratamentos que levem a grandes emagrecimentos ocorre uma redução drástica do volume da gordura abdominal, o que ocasiona, necessariamente, uma flacidez e um excesso de pele a nível abdominal.

Durante o período em que esteve obeso a pele é submetida a uma grande distensão perdendo parte da sua elasticidade. Quando ocorre o emagrecimento a pele não retrai o suficiente, originando o chamado “abdómen em avental” caracterizado por uma sobra de pele abaixo do umbigo.

A distensão do abdómen na gravidez pode provocar o afastamento para os lados dos músculos retos abdominais e também pode causar um excesso de tecidos (pele e gordura) que se acumula principalmente abaixo do umbigo. A maioria das mulheres apresenta algum grau de flacidez do abdómen após um ou mais partos, predominando a flacidez de pele sobre a quantidade de gordura localizada na região.

Estas ocorrências são geralmente agravadas pelo sedentarismo e alteração dos hábitos alimentares que interferem na tonicidade da parede abdominal e também nas acumulações de tecido adiposo intra-abdominal e na parede abdominal.

  • Homens ou mulheres que estão em boa forma física, que já corrigiram o excesso de peso, com bons hábitos alimentares e que praticam exercícios físicos regularmente, são considerados os melhores candidatos para a realização de uma lipoabdominoplastia?

Sim, é verdade. Quem tem o peso o mais próximo possível do peso ideal para a altura e idade é o melhor candidato para a realização desta cirurgia.

Os pacientes que ainda não atingiram o peso ideal devem adiar a cirurgia, assim como as mulheres que pretendem ter mais filhos.

A cicatriz de cesariana não contra indica o procedimento podendo ser utilizada como base para a cicatriz da abdominoplastia.

As cirurgias abdominais anteriores podem dificultar a realização da abdominoplastia, por causa das cicatrizes que já estão presentes e por aderências e modificações dos tecidos locais.

A cicatriz na abdominoplastia é muito visível?

As incisões são planeadas para ficarem escondidas com as roupas interiores. A cicatriz resultante da abdominoplastia localiza-se horizontalmente acima da implantação dos pelos púbicos e prolonga-se lateralmente, dependendo do volume do abdómen a ser corrigido.

A cicatriz passa por vários períodos de evolução até ao amadurecimento completo que é por volta dos 24 meses.

  • A gordura acumulada na região do estômago pode ser corrigida com a abdominoplastia?01

Muitas vezes é necessária a associação da abdominoplastia com a lipoaspiração para a remoção de gordura e modelação do abdómen.

Pacientes que apresentam um tronco curto (tórax e abdómen), têm um resultado menos favorável e aqueles que apresentam um tronco longo (tórax e abdómen) apresentam um melhor resultado cirúrgico.

  • Há riscos nesta cirurgia?

Quando realizada dentro de critérios clínico adequados raramente a abdominoplastia tem sérios riscos.

A adequada preparação do paciente para o acto operatório e a associação simultânea da abdominoplastia com outras cirurgias são factores importantes para diminuir os riscos cirúrgicos.

  • O pós-operatório da abdominoplastia é muito doloroso?

A abdominoplastia que apresenta uma evolução pós-operatória normal não deve apresentar uma dor considerável.

  • Vou emagrecer com a abdominoplastia?

Esta não é uma cirurgia para emagrecer mas sim para remodelar o abdómen.

Nesta cirurgia retira-se uma determinada quantidade de gordura e pele e com isto certamente que haverá alguma redução no peso corporal, dependendo do volume de pele e gordura removidos do paciente.

O resultado estético não dependerá das gramas ou quilos retiradas, mas sim da proporção que o abdómen irá ter com o restante tronco e membros.

Os melhores resultados estéticos são obtidos naqueles pacientes que necessitam de menores remoções de pele e gordura.

  • Quanto tempo tenho que esperar para ver o resultado definitivo da abdominoplastia?

O abdómen apresentará uma certa insensibilidade, períodos de inchaço e terá uma cicatriz avermelhada nos primeiros meses.

Nesta fase o abdómen pode ficar com um aspecto liso, mas com áreas mais rijas.

A drenagem linfática e outros tratamentos de fisioterapia auxiliam na evolução gradual com vista á obtenção de um resultado definitivo o mais rapidamente possível.

Os primeiros 6 meses devem ser considerados como um período muito importante da cicatrização, mas para avaliar o resultado definitivo deve esperar-se pelo menos 18 meses.

Certamente que toda e qualquer preocupação do paciente deverá ser comunicada imediatamente ao seu cirurgião, ou equipa, para que receba as orientações correctas e necessárias.

É natural uma certa ansiedade ansiedade pois o paciente deseja ver o resultado final o quanto antes, mas lembre-se que o período cicatricial exigirá pelo menos 18 meses para uma maturação da área operada.

  • O umbigo vai mudar de posição?

Normalmente o umbigo é reinserido e, se necessário, remodelado.

Para reimplantar o umbigo existem várias técnicas.

Frequentemente utiliza-se a cicatriz em V invertido a qual evita uma linha cicatricial concêntrica evidente no borda inferior do umbigo impedindo assim a retração circular da mesma.

  • Poderei ter filhos após a realização da abdominoplastia?

O ideal será ter os filhos antes de ser submetida a uma abdominoplastia.

O médico ginecologista deve ser consultado se tiver a intenção de ter mais filhos num breve período de tempo.

  • Qual o tipo de fato de banho/biquíni que poderei usar após a cirurgia?

O tipo de fato de banho vai depender do seu gosto pessoal.

A cicatriz da abdominoplastia, normalmente, tende a se caracterizar por uma linha arqueada localizada numa zona baixa, na região púbica, e alta lateralmente em direção às espinhas ilíacas. Com este formato pode ficar escondida sob o biquíni.

Nos primeiros seis meses a cicatriz tem um aspeto avermelhada e pode levar outros seis meses para ficar natural.

Lembre-se que além do tratamento cirúrgico podem e devem ser associados, em muitos casos, tratamentos da área da medicina estética e da fisioterapia.

Mas onde posso fazer uma lipoabdominoplastia? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116.

Para mais informações sobre lipoabdominoplastia visite o nosso site em www.faccia.pt

be a pal and share this would ya?
11 questões sobre lipoabdominoplastia