Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Prequentes Frequentes sobre a Rinoplastia

Prequentes Frequentes sobre a Rinoplastia

Com a Rinoplastia pode mudar o tamanho, a forma, os ângulos de seu nariz, diminuir o tamanho das narinas, melhorar a relação entre o nariz e o lábio superior, corrigir defeitos de nascença ou após traumatismos ou mesmo melhorar problemas respiratórios.

O planeamento cirúrgico deve ser sempre individualizado procurando o resultado mais natural possível, procurando obter-se uma harmonia facial de acordo com a origem étnica do paciente.

Close-up profile portrait of handsome smiling young man - isolated on white.

Vejamos as perguntas que mais frequentemente são efectuadas na consulta inicial:

1) A rinoplastia deixa cicatrizes?

Quase todas as cirurgias plásticas do nariz são realizadas por dentro das cavidades nasais, não ficando cicatrizes aparentes. Eventualmente (e isto é definido a observação do paciente) pode ser necessário efectuar cicatrizes externas pouco aparentes e bastante pequenas, para se proporcionar um melhor resultado à forma final ou mesmo à função nasal.

2) Poderei escolher, para o meu futuro nariz, a forma que eu desejar?

Não. Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio este que o cirurgião deve manter, a fim de preservar a naturalidade e autenticidade dessa face. Cada caso é estudado minuciosamente, a fim de que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das exigências da sua face.

Se a sua escolha coincidir com aquele tipo de nariz planeado, sem dúvida que o seu desejo será atendido. O cirurgião e o paciente devem estar de acordo com o resultado possível de se obter.

3) O resultado definitivo em relação à forma e função é imediato?

Não. Várias fases são características do pós-operatório de uma cirurgia ao nariz.

Assim é que, numa 1ª fase (logo após a remoção do gesso, por volta do 7.º dia), apesar de corrigidos vários defeitos estéticos do nariz original, há um edema (inchaço) que vai diminuindo com o passar dos dias e que tende a normalizar por volta do 6.º mês.

Existem pacientes que atingem o resultado definitivo um pouco antes, bem como outros que ultrapassam este período.

A persistência ou não do edema transitório por um período mais longo que o normal geralmente não interfere no resultado final.

4) Como ficará minha respiração após a cirurgia?

Apesar de haver alguma dificuldade respiratória no pós-operatório imediato e mediato (algumas semanas), com o decorrer do tempo a respiração nasal tende a normalizar-se. Problemas respiratórios funcionais pré-existentes, muitas vezes exigem a presença de um otorrinolaringologista para operar em conjunto com o cirurgião plástico.

5) Sofro de coriza e rinite constante. Poderá a cirurgia estética aliviar-me deste sofrimento?

Não! Estas situações são do foro alérgico e funcionais da mucosa nasal e não podem ser tratadas cirurgicamente. No entanto, não deverá haver agravamento do quadro clínico.

6) Por quanto tempo persiste o resultado obtido?

O resultado de uma rinoplastia persiste por muito tempo (conforme a idade da pessoa). Após anos, como em qualquer parte do organismo, poderão ocorrer algumas alterações da morfologia nasal.

7) A rinoplastia é considerada uma cirurgia pequena” ou “média”? E as complicações?

É uma cirurgia de médio porte.

Raramente a rinoplasia dá origem a complicações graves.

Contudo, sendo um procedimento cirúrgico, ocasionalmente poderão ocorrer imprevistos na sua evolução. Felizmente, esses eventuais imprevistos são passíveis de correções posteriores, mediante refinamentos cirúrgicos, de forma a se atingir o resultado desejado.

Os possíveis “imprevistos” não devem ser confundidos com as formas intermédias pelas quais passa o nariz, no pós-operatório imediato, até que atinja a sua forma definitiva.

Quaisquer dúvidas a respeito de uma possível complicação pós-operatória devem ser esclarecidas com o seu cirurgião.

8) Qual o tipo de anestesia que se utiliza para esta cirurgia?

Tanto a anestesia local com sedação quanto a anestesia geral são utilizadas. Fica a critério do cirurgião e do paciente decidirem qual o mais indicado em cada caso.

9) Quanto tempo demora a realização de uma rinoplastia?

Entre uma a três horas. Nalguns casos este tempo é ultrapassado, desde que as circunstâncias assim o exijam (por exemplo, quando uma intervenção do otorrinolaringologista é associada com a do cirurgião plástico, para que você respire melhor).

Contudo, o tempo do acto cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.

10) Qual o tempo de internamento?

Poderá variar de 3 a 24 horas, dependendo do tipo de cirurgia proposta, da anestesia utilizada e da sua recuperação no pós-operatório imediato.

11) São utilizados pensos?

Quando se tem que trabalhar a parte óssea, o nariz é mantido imobilizado por gesso, ou por uma placa de silicone, cerca de 7 a 8 dias.

Nalguns casos é utilizado simultaneamente um tamponamento nasal por 24 a 72 horas.

Após este período, a tala gessada é retirada, o nariz é limpo e recoberto por um penso muito fino da cor da pele.

12) Ouvi dizer que o nariz “sangra” nos primeiros dias. Isto é verdade?

Existe um pequeno sangramento, que é normal nas primeiras 48 horas.

Isto entretanto, não deverá ser motivo de preocupação pois é realizado um penso de proteção a nível das narinas, a fim de aparar esse sangramento. Este penso adicional deveser trocado em casa, tantas vezes quanto necessário.

13) Há dor no pós-operatório?

Raramente.

A rinoplastia apresenta um pós-operatório tranquilo.

A queixa maior está na necessidade de respiração pela boca, como se estivesse engripado por alguns dias.

14) Em que posição eu deverei dormir nas primeiras semanas?

Sempre com a cabeça elevada da cama (com 2-3 travesseiros) e com a face voltada para cima.

15) Quando poderei tomar sol?

Com bons protectores solares, não existem maiores inconvenientes em se expôr rapidamente ao sol da rua, em horários amenos.

Se a face apresentar equimoses (nódoas negras), o que é bastante comum, deve ter maiores cuidados e não se expor mesmo ao sol.

Para exposições longas (praias, piscina, neve, etc.), aconselha-se aguardar um período mínimo de 90 dias.

16) A partir de que idade posso fazer esta cirurgia?

A cirurgia ao nariz pode ser realizada a partir dos 17 anos, dependendo do desenvolvimento das estruturas faciais e das alterações apresentadas.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de cirurgias estéticas devem ser efectuadas por um especialista, cirurgião plástico e estético, reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer Rinoplastia? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre Rinoplastia visite o nosso site em www.faccia.pt.

 

be a pal and share this would ya?
Prequentes Frequentes sobre a Rinoplastia