Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Cirurgia correctiva às orelhas

Cirurgia correctiva às orelhas

As nossas orelhas são uma parte importante do nosso corpo, pois quando apresentam uma forma anormal conduzem a estigmas familiares sendo usual dizer-se: “o filho tem as orelhas do pai!” e/ou chamar-se determinados tipos de nomes desagradáveis.

Esta identificação “negativapode gerar bullying” na infância, com alterações comportamentais da criança que podem persistir na vida adulta.

A idade ideal para se fazer a cirurgia correctiva designada de otoplastia é sempre após os 7 anos, quando as orelhas já estão formadas e próximas ao tamanho do adulto.

Close-up profile portrait of handsome smiling young man - isolated on white.

Por se tratar do período pré-escolar (onde começam os problemas de ordem emocional), é uma grande oportunidade para fazer esta correcção.

Normalmente as seguintes perguntas são feitas por ocasião da 1ª consulta:

1) A cirurgia às orelhas de abano deixa cicatrizes?

A cicatriz desta cirurgia é bastante discreta, por localizar-se atrás da orelha, na junção com a cabeça.

Além do mais nessa zona a pele é muito fina deixando normalmente uma cicatriz muito boa.

2) Qual é o tipo de anestesia?

Isso é bastante variável. As crianças podem ser operadas com anestesia local e sedação ou anestesia geral. Para os adultos normalmente é suficiente a anestesia local, mas em casos especiais a sedação pode ser utilizada.

3) É necessário ficar internado?

Não

4) Quanto tempo demora a cirurgia?

Geralmente em torno de 60 minutos. Entretanto, o tempo de cirurgia nunca deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente do Centro Cirúrgico, pois existe também o período de preparação anestésica e a recuperação pós-operatória.

5) Há perigo nesta operação?

Como todo procedimento invasivo, existem riscos mínimos.

6) Há dor no pós-operatório?

Quase nunca.

Pode ocorrer um certo incómodo nos primeiros dias após a cirurgia, sobretudo devido ao penso compressivo.

7) Como é feito o penso?

Deve proteger-se as orelhas nos primeiros dias, com um penso fechado, feito com um material acolchoado e macio formando um verdadeiro capacete”.

Depois recomenda-se o uso de faixas tipo “dançarina de ballet” ou “jogador de ténis” a fim de se evitar traumatismos locais.

8) Quando são retirados os pontos? Há dor?

Normalmente não é necessário porque os pontos são reabsorveis.

9) Quanto tempo demora a se atingir o resultado definitivo?

Quando se faz o primeiro penso observamos um grande sorriso nas faces de paciente e parentes.

Caso a evolução pós-operatória seja a esperada, em 90 dias obteremos o resultado definitivo.

10) Não há o risco de voltar o problema do abano” após a cirurgia?

Normalmente não, mas a medicina não é uma ciência exata e muitos factores pré e pós-operatórios estão envolvidos.

Quando tudo corre conforme o esperado o resultado é definitivo.

Convém salientar que uma leve assimetria poderá ocorrer, pois, mesmo as pessoas não operadas e que tenham orelhas “normais”, não apresentam uma simetria absoluta.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de cirurgias estéticas devem ser efectuadas por um especialista, cirurgião plástico e estético, reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer Otoplastia? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre Otoplastia visite o nosso site em www.faccia.pt.

 

be a pal and share this would ya?
Cirurgia correctiva às orelhas