Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Abdominoplastia – Tratar a flacidez

Abdominoplastia – Tratar a flacidez

A abdominoplastia permite tratar os quadros de flacidez da parede abdominal, baseando-se na remoção de pele e gordura localizada na região abdominal inferior, bem como na correção de certo grau de flacidez muscular, quando indicado.

Captura de ecrã 2016-02-05, às 17.02.13

Trata-se também de cirurgia do contorno corporal e, muitas vezes, é associada à lipoaspiração de flancos (porções laterais do abdómen), dorso ou outras regiões, com o intuito de se obter a harmonia desse segmento corporal.

De modo simplificado, pode ser subdividida em abdominoplastia clássica e mini-abdominoplastia. Nesta, trata-se somente a região inferior ao umbigo e, naquela, todo o abdómen anterior, incluindo a abordagem da cicatriz umbilical.

As estrias por ventura existentes na área de ressecção podem ser, obviamente, eliminadas na peça ressecada. Porém, as presentes em outras regiões, como nos flancos e acima do umbigo, não são eliminadas com o procedimento.

Existem informações erróneas relacionadas a esta cirurgia, geradas por casos excepcionais de pacientes operados(as) por profissionais não habilitados ou por outros que costumam associá-la a intervenções cirúrgicas maiores na cavidade abdominal, aumentando o risco e piorando o prognóstico pós-operatório.

Deixe que o seu cirurgião plástico escolhido lhe informe sobre a conveniência de associá-la a outra(s) cirurgia(s) e pondere bastante com ele sobre as vantagens e desvantagens de tal associação.

Cicatrizes

A cicatriz resultante de uma dermolipecitomia abdominal segue uma linha arqueada e localiza-se horizontalmente logo acima da implantação dos pelos pubianos, prolongando-se lateralmente em maior ou menor extensão, dependendo do volume do abdómen a ser corrigido. Geralmente, é planejada para ficar disfarçada sob as roupas de banho.

Existem casos em que os tecidos não têm distensibilidade suficiente para alcançar a região pubiana, havendo a necessidade da complementação da cicatriz horizontal arqueada com um pequeno traço vertical mediano. Isso resulta em uma cicatriz em “T” invertido.

As cicatrizes passam por vários períodos de evolução, como se segue:

  • Período imediato: vai até o 30º dia e a cicatriz se apresenta, geralmente, com aspecto excelente e pouco visível. Alguns casos apresentam discreta reação aos pontos ou ao curativo.
  • Período mediato: vai do 30º dia até o 12º mês. Neste período haverá espessamento natural da cicatriz, bem como mudança na tonalidade de sua cor, passando de “vermelho” para o “marrom”, até, que, aos poucos, vai clareando. Este período, o menos favorável da evolução cicatricial, é o que mais preocupa as pacientes. Como não podemos apressar o processo natural da cicatrização, recomendamos às pacientes que não se preocupem, pois o período tardio se encarregará de diminuir os vestígios cicatriciais.
  • Período tardio: vai do 12º ao 18º mês. Neste período, a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente, atingindo, assim, o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado definitivo da cirurgia do abdómen deverá ser feita após este período.

Duração da cirurgia

Em média 3 a 4 horas. Esse período poderá ser prolongado, se o caso demandar. Lembra-se que o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, essa permanência envolve, também, o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. Seu médico poderá lhe informar quanto ao tempo total.

Período de internação

De 1 a 3 dias (evolução normal). Pode variar, dependendo de fatores como a extensão da cirurgia, evolução pós-operatória e características próprias do paciente.

Anestesia

Geralmente anestesia geral ou peridural. A anestesia local sob sedação pode ser empregada, em casos especiais.

Mas onde posso fazer uma abdominoplastia? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre abdominoplastia visite o nosso site em www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Abdominoplastia – Tratar a flacidez