Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Bioplastia dos glúteos com PMMA (polimetilmetacrilato)

Bioplastia dos glúteos com PMMA (polimetilmetacrilato)

Nos últimos anos temos verificado um aumento crescente da procura de cirurgias para aumento e remodelação da região glútea.

Atualmente tornou-se muito difundido, sobretudo no Brasil, o aumento do glúteo com o uso da chamada bioplastia, ou seja, com o preenchimento dos glúteos com um material plástico chamado de polimetilmetacrilato, conhecido por PMMA.

Embora o custo seja menor que a realização de uma cirurgia de aumento com próteses, é importante realçar que o aumento de glúteos com PMMA está contraindicado por algumas instituições internacionais, como a pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), devido aos riscos inerentes a este procedimento. Há casos descritos com necrose de tecido e, principalmente, pela impossibilidade de remoção do material caso seja necessário. O preenchimento com este produto entranha-se na musculatura glútea, impossibilitando a sua remoção posterior.

Entre nós e o mesmo se passa no resto da Europa, e dado que o PMMA nem sequer tem autorização de comercialização pelo Infarmed, nem sequer a Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética tomou nenhuma posição relativamente à sua aplicação.

Para dispormos de uma alternativa a este procedimento dispomos de uma técnica que recorre à aplicação de acido hialurónico (Macrolane) na região glútea e não está contra-indicação na Europa.

Dado que temos muitas pessoas a solicitar este procedimento decidimos fazer um resume do estabelecido pelo Conselho Federal de Medicina e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (S.B.C.P.) quanto às restrições ao uso da bioplastia com PMMA:

“- A denominação de “bioplastia” amplamente divulgada pela comunicação social, e que Bioplastiautiliza o produto PMMA (polimetilmetacrilato), apresentado com diversos nomes comerciais e sem comprovação científica dos efeitos de sua introdução no corpo humano, recomendamos cautela na sua utilização no sentido de protecção aos pacientes e restrita aos profissionais da área médica habilitados.

Para a S.B.C.P. essa limitação na utilização da bioplastia, muitas vezes exercida por pessoas não habilitadas, causando inclusive mutilações, necroses, além de sequelas irreversíveis, era anseio antigo dos cirurgiões plásticos.”

“Em virtude da larga divulgação de procedimento conhecido como bioplastia executado por médicos, inclusive em programas de televisão, e considerando aspectos éticos e técnicos dessa prática, as Câmaras Técnicas de Cirurgia Plástica e de Produtos e Procedimentos em Estética deste Conselho Federal de Medicina resolveram, em reunião conjunta realizada em 17/03/2006, emitir o seguinte comunicado:

  1. O produto usado, o PMMA (polimetilmetacrilato), em diversas apresentações comerciais, encontra-se, em algumas formas, registado na ANVISA para uso específico e determinado;
  2. Não há estudos sobre o comportamento a longo prazo desse produto usado no corpo humano para preenchimentos, principalmente em grandes volumes e intramuscular;
  3. Recomenda-se aos médicos cautela nessa prática, no sentido de proteção maior aos pacientes, os quais podem ser influenciados pela divulgação fantasiosa e exagerada;
  4. É preocupante a constatação de que não-médicos aventuram-se de maneira irresponsável em procedimentos invasivos de preenchimentos, expondo pacientes a riscos inaceitáveis;
  5. Esta recomendação é necessária até que estudos embasados técnicos e eticamente possam comprovar a eficácia e a não-maleficência deste procedimento.”

Seguindo as recomendações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, contraindicamos o usa do PMMA para aumentos de glúteos, enquanto destacamos o uso dos implantes de silicone como uma forma eficaz e segura para se obter o aumento dos glúteos e o aprimoramento do contorno corporal.

Mas onde posso fazer uma bioplastia dos glúteos? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116.

Para mais informações sobre bioplastia dos glúteos visite o nosso site em www.faccia.pt

be a pal and share this would ya?
Bioplastia dos glúteos com PMMA (polimetilmetacrilato)