Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Cirurgia Plástica de acordo com a Idade

Cirurgia Plástica de acordo com a Idade

A Cirurgia Plástica e Estética, que é “moda” actualmente, foi descrita há mais de 400 a.C., com um cirurgião indiano que reparava narizes amputados por castigos da época.

Como especialidade médica desenvolveu-se a partir da Primeira Guerra Mundial e da enorme quantidade de vítimas. Além dos milhares de soldados que morreram, milhões foram mutilados ou deformados horrivelmente, requerendo um tratamento cirúrgico especializado. No entanto, o mais significante desenvolvimento das técnicas de cirurgia plástica deu-se no último século com a descoberta da anestesia.

No ranking da ISAPS (Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética) o país com maior número de procedimentos efectuados é os Estados Unidos, onde são feitas 1.620.855 cirurgias desse tipo anualmente. Em segundo lugar e com 1.592.106 procedimentos realizados por ano vem o Brasil.

Na lista de cirurgias as mais frequentes são a lipoaspiração e a rinoplastia.

Para muitos o termo cirurgia plástica foi erroneamente dividido em cirurgia reconstrutiva e cirurgia estética. Entende-se como cirurgia estética a utilizada para remodelação da forma quando não há doença associada; e cirurgia reconstrutiva, quando indicada para reparar anormalidades ocasionadas por doenças congénitas, traumatismos, queimaduras, infecções, tumores e por outras doenças. Contudo, não existe cirurgia reconstrutiva que não esteja baseada nos princípios de correcção estética. Portanto, a tentativa de divisão entre estes dois ramos da cirurgia é apenas teórica, já que na cirurgia reconstrutiva também procuramos melhorar a estética.

Também existem procedimentos que se podem ou devem realizar em todas os grupos etários. No caso das crianças, recém-nascidos que apresentam “ lábio leporino” ou outras malformações congênitas devem ser operadas prococemente sem prejuizo de mais tarde de necessitarem de efectuar outros procedimentos.

Depois, na fase pré-escolar, crianças que muitas vezes sofrem uma vida inteira devido ás chamadas “ orelhas de abano”, podeam ter o problema resolvido com uma cirurgia que pode evitar apelidos e o “bullying” na escola.

Na adolescência, a rinoplastia pode mudar a auto-estima das meninas e até dos rapazes no início dos relacionamentos.

Com o passar dos anos, o corpo vai sofrendo os efeitos da idade e a beleza vai ficando restrita ao rosto. Promovemos, então, o rejuvenescimento facial com recurso à blefaroplastia e à ritidoplastia, ou face-lifting, além de outros procedimentos estéticos como a utilização da toxina botulínica e dos preenchimentos com ácido hialurônico. A lipoaspiração é um desejo de quase todas as mulheres, jovens ou maduras, e após a gestação, o procedimento de escolha é uma abdominoplastia para a reparação do abdómen e dos músculos rectos abdominais que se distendem. Após a amamentação, os seios antes túrgidos de leite ficam flácidos com o excesso de pele e a colocação de uma prótese de silicone é a cirurgia mais solicitada.

be a pal and share this would ya?
Cirurgia Plástica de acordo com a Idade