Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Deslocamento de próteses mamárias: causas e tratamento

Deslocamento de próteses mamárias: causas e tratamento

Deslocamento de próteses mamárias: causas e tratamento

Muitas mulheres não estão satisfeitas com o seu peito e decidem aumentar o seu tamanho, ou forma com recurso a próteses mamárias.

No entanto, por vezes, estes implantes podem deslocar-se do local onde foram colocados durante a cirurgia e deslocarem-se, por exemplo, para baixo, causando um efeito nada natural e inestético.

Mas existe solução! Se este é o seu caso, ou se tem receio que isso lhe aconteça (podemos dizer que não é muito frequente), continue a ler, e explicamos-lhe as possíveis causas de um possível deslocamento das próteses e damos algumas dicas para evitar que isso aconteça.

 

Causas de deslocamento das próteses mamárias

As causas de deslocamento de próteses mamárias podem ser várias. A principal é o facto de serem demasiado grandes e do peso do próprio implante fazer com que esta se desloque para baixo e ocupe um lugar demasiado baixo em relação à posição do peito, ou seja, à altura relativa que o mamilo se encontra posicionado relativamente ao resto do peito.

Nestes casos, a solução será:

  1. Colocar a prótese na posição correta;
  2. Reforçar o sulco infra-mamário com pontos e, em certos casos, com um dispositivo médico para reforçar os tecidos que suportam o peso da prótese e;
  3. Reduzir o tamanho da prótese, quando os tecidos são demasiado fracos.

Existem, ainda, outras causas, que abordamos de seguida.

Excesso de pressão

O esforço físico intenso e precoce, após a cirurgia, pode provocar um deslocamento. Algumas mulheres estão habituadas a praticar desporto diariamente e a utilizar, com muita frequência, os braços.

Se a atividade física for retomada imediatamente após a operação, a prótese pode romper a cápsula que se forma à sua volta e deslocar-se para baixo. É por isso que é tão importante respeitar os prazos recomendados pelos especialistas antes de retomar o exercício físico.

Falta de firmeza

A falta de firmeza dos tecidos também pode ser uma causa de deslocamento de próteses. Mulheres com tecidos frouxos/laxos/flácidos, que perderam muito peso ou que amamentaram muito e perderam a firmeza dos tecidos mamários, são as mais propensas a que estes tecidos segurem corretamente a prótese no seu local e “escorregue” para baixo.

Má aderência dos tecidos

Esta é outra causa do deslizamento inferior da prótese mamária. Dependendo do tipo de prótese, a aderência pode ser melhor ou pior.

Em geral, as próteses lisas ou semi-lisas têm maior risco de deslocamento do que as próteses texturizadas. Estas últimas têm um revestimento mais espesso, o que as faz aderir melhor ao tecido mamário que as envolve e, desta forma, diminui a probabilidade de deslocamento das mesmas.

 

Prevenção de deslocamento das próteses mamárias

Escolher a prótese ideal

A escolha do tamanho da prótese para o seu corpo é essencial para se prevenir o deslocamento da prótese para baixo. Na sua escolha, são tidas em conta as medidas da paciente, e também a  qualidade dos tecidos que vão suportar a prótese.

Se estes tecidos forem de boa qualidade e a pele estiver firme, com consistência e tónus adequados, a probabilidade de deslocamento é menor.

Cuidados no pós-operatório

No pós-operatório, recomenda-se o uso de um sutiã adequado, de forma a manter a mama na posição que ficou na cirurgia e, além disso, manter uma compressão na zona do sulco, que faz com que a cápsula se forme nessa posição e não haja deslocamento do implante para baixo.

Consultar um cirurgião plástico especializado

Este é o conselho mais importante para evitar o deslocamento das próteses mamárias: consultar um especialista.

Este fará uma avaliação individual e, com base nela, recomendará os tipos de próteses adequadas, o tamanho certo e o plano cirúrgico indicado para si.

Além disso, também lhe dará recomendações sobre o período pós-operatório, que é muito importante para prevenir o deslocamento das próteses.

 

Tratamento do deslocamento dos implantes mamários

O tratamento para corrigir o deslocamento das próteses mamárias é um reintervenção cirúrgica. Esta consiste em reposicionar o implante numa posição mais elevada e suturar o sulco mamário para lhe dar uma nova posição, a correta. Nalguns casos, pode ser necessário alterar o tamanho dos implantes por serem demasiado grandes, podendo também ser utilizado um dispositivo médico para melhor suportar as próteses.

Para mais informações, consulte os nossos especialistas, que esclarecerão todas as suas dúvidas de forma personalizada.

 

be a pal and share this would ya?
Deslocamento de próteses mamárias: causas e tratamento