Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Lifting facial – um ganho de anos perdidos

Lifting facial – um ganho de anos perdidos

A ritidectomia ou lifting facial, ou cervicofacial, procura diminuir a flacidez e atenuar as rugas da face e pescoço, assim como remover os excessos de gordura localizada nestas áreas, dando ao rosto uma aparência mais jovial.

A ritidectomia ou lifting facial não elimina todas as rugas, mas o conjunto dos efeitos alcançados com a cirurgia levará a uma face rejuvenescida, menos cansanda, mais leve e com um ar mais jovem.

O pós-operatório do lifting facial, tal como em todas as cirurgias é algo de muito importante e o paciente deve, por um lado, ser informado do mesmo, e por outro, ter tempo disponível para que a recuperação se processo da melhor forma possível. Só assim é que poderemos atingir um resultado óptimo.

No dia da alta o paciente é relembrado de todas as recomendações necessárias a uma boa recuperação e que já lhe foram transmitidas nas consultas de pré-operatório. As principais recomendações são:

  • Não efectuar actividades físicas e limitar os movimentos lifting facial - facciabruscos e amplos;
  • Dormir com a cabeça elevada (por almofadas e travesseiros) e não deitar de lado ou de bruços, até que seja autorizado pelo seu cirurgião estético;
  • Tomar banho, molhando a cabeça somente com a autorização da equipe cirúrgica (geralmente no dia seguinte à cirurgia);
  • Não trocar ou manipular os pensos, mesmo que haja um pequeno sangramento (o que é normal e não deve causar preocupações). Todas as trocas de pensos deverão ser feitas pela equipe cirúrgica ou orientadas por ela;

NOTA: Sangramentos abundantes ou variações volumétricas exageradas (inchaços, na maioria das vezes unilateral) e de acontecimento súbito acompanhados de dor, devem ser imediatamente comunicados ao médico. Pode tratar-se de um hematoma e deve ser avaliado prontamente.

  • A primeira visita á clinica após a cirurgia para remoção de pontos e avaliação pós-operatória é feita, em geral, após oito dias da cirurgia, excepto se for necessário por outra razão adicional;
  • Não conduzir entre 10 a 12 dias;
  • A sensação de olhos secos pode acontecer quando se associa à cirurgia das pálpebras. Geralmente recomenda-se o uso de colírios e pomadas oftálmicas;
  • Após um mêso paciente poderá retomar as actividades físicas habituais, como ginástica, natação, etc.;
  • A exposição ao sol com o intuito dese bronzear somente será permitida após 30 dias (com protecção da cicatriz). Até então, pequenas caminhadas sob o sol poderão ser feitas com o uso de protectores solares;
  • O paciente jamais deverá aplicar compressas frias ou gelo na área operada para melhorar o inchaço, sempre com protecção;
  • Recomenda-se a realização de massagens (drenagem linfática), tendo início no 5º dia de pós-operatório até cerca de 30 dias, ou de acordo com a avaliação médica;

No período pós-operatório imediato, o paciente permanecerá sonolento e poderá iniciar a dieta algumas horas após a cirurgia, dependendo de cada caso.

A dor no pós-operatório é rara, podendo existir desconforto no primeiro dia devido ao penso, e isso é facilmente ultrapassado com os analgésicos comuns, que serão prescritos pelo médico, juntamente com as medicações e orientações do pós-operatório.

A partir da operação, o organismo reage com inchaço e manchas negras na pele que podem variar de uma forma discreta a reacções mais intensas, as quais podem aumentar nos três primeiros dias e, após isso, iniciam o processo de regressão.

É muito importante não usar blusas de gola nas duas primeiras semanas, evitando assim traccionar o lóbulo das orelhas ao serem retiradas.

Não é recomendado o uso de cremes hidratantes até a retirada total dos pontos, sendo que os esfoliantes e despigmentantes somente serão permitidos após avaliação do cirurgião (geralmente depois de 3 meses). Neste período, somente é permitido lavar o rosto de uma forma suave com sabonete neutro e cremoso.

Os cabelos poderão ser lavados cuidadosamente após o 2º dia da cirurgia, não se usando secadores a quente. Para pentear os cabelos, deve usar-se os dedos ou pente de dentes largos.

A maquilhagem poderá ser usada após cerca de oito dias e a exposição ao sol será restrita até o 3º mês da cirurgia. A pintura do cabelo pode ser efectuada após 20 dias da cirurgia.

É comum o paciente observar assimetrias e pequenas irregularidades na face, que são absolutamente normais, pois a metade direita da face é diferente da esquerda, inclusive na maneira de reagir à cirurgia. Assim, de um lado poderá haver mais edema do que noutro, ou um lado pode absorver mais rapidamente o edema do que o outro.

A sensibilidade da face também é diferente nesta fase. É comum referirem que a pele parece papel. Também pequenas nodulações podem ser percebidas ao acariciar-se a pele da face. Elas correspondem a pontos de cicatrização e deverão desaparecer lentamente. Isto tudo vai retornando ao normal com o passar do tempo, pois o organismo precisa esquecer que foi agredido e isso leva algum tempo, não comprometendo, contudo, o seu resultado.

Deve lembrar-se sempre que nenhum resultado cirúrgico deve ser avaliado antes dos três meses da intervenção, após a redução do inchaço. O nosso organismo trabalha de forma ordenada e tem os seus timings e por isso é importante que controle as ansiedades e aguarde a evolução natural, pois não podemos interferir ou mudar o curso do processo cicatricial.

Mas onde posso fazer um lifting facial? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116/7.

Para mais informações sobre lifting facial visite o nosso site em www.faccia.pt

be a pal and share this would ya?
Lifting facial – um ganho de anos perdidos