Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Próteses mamárias por via axilar

Próteses mamárias por via axilar

A mamoplastia de aumento é uma das cirurgias estéticas mais efectuada actualmente. O antes e depois é sempre uma questão importante e a localização da cicatriz é sem dúvido um assunto importante a discutir com a paciente.

Uma das possiveis alternativas na localização da incisão é a região axilar.

Este tipo de incisão é a mellhor escolha para as pacientes que têm uma aréola muito pequena (diâmetro menor do que 4 cm) e que não querem utilizar a via de acesso pelo sulco inframamário.

Ao optar pela via axilar a paciente evita qualquer cicatriz na mama.
A incisão é feita na axila, na parte mais profunda desta. Tal como nas abordagens periareolar e inframamária, a prótese poderá ser colocada nos seguintes planos:
• abaixo da glândula mamária (subglandular)
• abaixo da fáscia do músculo peitoral (subfascial)
• abaixo do músculo peitoral (submuscular ou retropeitoral)
As vantagens e desvantagens de cada plano são descritos a seguir, independente da via de acesso.

O plano subglandular é o mais utilizado por ser o mais fácil de descolar e por permitir uma boa hemostase durante a cirurgia (controle da hemorragia).

A dor e desconforto no pós-operatório são mínimos e duram poucos dias.

É importante ressaltar que a colocação dos implantes de mama não prejudica a realização faccia - mamoplastia de aumentode exames complementares, como a ecografia mamária e a mamografia, assim como a detecção do cancro da mama.
A desvantagem deste plano é que em pacientes muito magras e com pouco tecido mamário a prótese pode ficar muito visível, isto é, ser visivel e palpavel o contorno do implante.
Além do resultado poder ficar artificial, existe sempre a possibilidade de se formarem pequenas dobras (rippling), que por vezes são visiveis através da pele. Quando há tecido mamário suficiente, estas ondulações não aparecem, mas quando a paciente não tem nenhum volume mamário ou tem pouco, o que está indicado é a colocação dos implantes mamários no plano submuscular.

O plano subfascial tira partido da existência de uma pelicula muito fina que reveste o musculo peitoral, que se designa de fascia peitoral, e que vai revestir os implantes.
O sangramento é igual ao do plano subglandular porém a dissecção desta fáscia é mais difícil, fazendo com que a cirurgia seja um pouco mais demorada.
Uma eventual vantagem deste plano será um resultado mais duradouro, pois a ptose mamária (queda) ocorre mais lentamente, devido à hipotética sustentação que a fáscia consegue dar.
Em relação às pacientes muito magras e sem glândula, a fáscia também consegue dar uma vantagem adicional para prevenir o eventual aparecimento de rippling (ondulação).

O plano submuscular é o segundo plano mais utilizado, depois do plano subglandular. As indicações para se colocar a prótese neste plano são:
1. paciente muito magras que precisam de uma maior protecção dos implante para que estes não sejam visíveis;
2. paciente que desenvolveram contratura capsular no plano subglandular e que precisam trocar de plano;
3. pacientes com história familiar de cancro de mama .
A desvantagem do plano submuscular é a dor ou desconforto no pós-operatório. Há uma necessidade maior de analgésicos e as restrições relativas a conduzir ou fazer exercício fisico devem ser mantidas mais tempo.

É importante citar que a via axilar pode ser utilizada com ou sem auxílio de aparelho de vídeo, ou seja, há médicos que fazem sob visão direta e outros que utilizam uma câmera de vídeo e pinças longas para preparar o plano de colocação da prótese.

Mas onde posso fazer uma Próteses mamárias por via axilar? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714116/7.

Saiba mais informações sobre Próteses mamárias por via axilar visite o nosso site em www.faccia.pt

be a pal and share this would ya?
Próteses mamárias por via axilar