Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Cirurgia ao abdómen ou dermolipectomia abdominal

Cirurgia ao abdómen ou dermolipectomia abdominal

A dermolipectomia abdominal é a cirurgia que se destina a retirar determinada quantidade de pele e de gordura do abdómen.

A dermolipectomia abdominal  proporciona a perda de peso, contudo não é a quantidade de gramas retiradas que define o resultado estético final, mas, sim, a manutenção da proporcionalidade e da harmonia do corpo como um todo. Paradoxalmente, os abdómens que apresentam os melhores resultados são aqueles em que é necessário retirar menos quantidade, como os casos de flacidez pós-parto, em que há um predomínio de pele relativamente à pouca quantidade de gordura localizada.04

Contudo, nos casos onde o peso do(a) paciente se apresente acima do normal, também se podem atingir bons resultados, em especial se associados a outros tratamentos clínicos para aquelas outras partes do corpo que, também, apresentem excesso de gordura.

A cirurgia normalmente não é dolorosa, mas nos primeiros 5 ou 7 dias há bastante desconforto, devido à presença dos drenos e à posição dobrada que é necessário ter para uma boa cicatrização da ferida operatória.

Após a remoção dos drenos, a paciente já pode esticar o corpo um pouco mais e a liberdade ocasionada pela remoção do dreno já proporciona uma grande melhoria na recuperação.

Pelos 15 dias são retirados os pontos do umbigo e a paciente já pode andar mas não completamente esticada; aos 30 dias a paciente já pode retomar a actividade praticamente normal, só não podendo realizar tarefas que requeiram muito esforço.

Ao fim do primeiro mês grande parte do inchaço já diminuiu bastante, mas o final do processo somente deverá ser avaliado após 6 meses.

Quanto á incisão e posterior cicatriz pelo 30º dia está com bom aspecto, podendo existir uma discreta reacção aos pontos ou ao penso.

Do 30º dia ao 12º vai ocorrer um espessamento natural da cicatriz e uma mudança na tonalidades da cor, podendo passar de vermelho ao castanho, para em seguida começar a ficar mais clara. Este período por ser uma fase menos favorável da evolução cicatricial, é o que mais preocupa os pacientes. Nada melhor do que falar com o seu médico e ele irá lhe explicar que é necessário deixar passar o tempo, que esta é uma fase e que posteriormente a cicatriz ficará com melhor aspecto, na maioria dos casos.

Qualquer avaliação final de uma dermolipectomia abdominal só deverá ser efectuada após os 18 meses.

A realização deste tipo de cirurgias estéticas deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do  respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma dermolipectomia abdominal? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre dermolipectomia abdominal visite o nosso site em www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Cirurgia ao abdómen ou dermolipectomia abdominal