Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

O que é a Celulite?

O que é a Celulite?

Um dos grandes problemas que aflige grande número de mulheres é a celulite.

Em termos práticos, celulite é uma alteração cutânea que se traduz macroscopicamente pelo aspecto em “casca de laranja”: Afecta mais de 90% dos indivíduos do sexo feminino. Podemos mesmo dizer que a celulite é um dos grandes inimigos a combater.

No passado a celulite estava associada a perturbações lipídicas.Contudo, pesquisas mais recentes vieram clarificar a sua etiologia (origem). Inicialmente a celulite, era conhecida na comunidade ciêntífica como uma lipodistrofia localizada, que se traduzia pela acumulação de gordura numa ou várias zonas específicas do corpo

Pesquisas recentes mostraram que de facto a celulite tem menos a ver com as células de gordura do que se pensava, e mais com o tecido conjuntivo que rodeia e mantém no local as referidas células de gordura; quando este fica laxo o tecido adiposo tende a ficar saliente, dando o aspecto em “casca de laranja” (deste modo a redução da quantidade de gordura reduz a aparência de celulite mas não elimina a causa).

Clinicamente a aparência de uma pele com celulite resulta de uma aumento dos lóbulos de gordura localizados debaixo da pele e este aspecto resulta da acção de duas forças opostas:

  • Forças verticais efectuadas pelo tecido conjuntivo com perda de elasticidade, que fixam e puxam a pele para a profundidade;
  • Forças opostas provocadas pela retenção de líquidos e aumento do volume das células adiposas.

Na realidade existe um ciclo vicioso que envolve a retenção de líquidos, aumento do volume das células adiposas e alteração do tecido conjuntivo, fazendo assim que surge a aparência comum da celulite.

Existem variados e múltiplos tratamentos para tentar resolver estes problemas.

be a pal and share this would ya?
O que é a Celulite?