Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Perguntas frequentes sobre a Mentoplastia

Perguntas frequentes sobre a Mentoplastia

O queixo (mento) constitui um dos principais pontos de referência no estudo estético da face.

O queixo ideal deverá observar um posicionamento dentro de certos limites estéticos, fazendo um conjunto harmonioso juntamente com outros elementos da face.

Poderá se apresentar situado em posição mais avançada ou mais retraído, em relação ao seu posicionamento. mentoplastia

Para ambos os casos existem correções cirúrgicas.

A Mentoplastia mais comum é aquela que visa corrigir o retro-posicionamento (queixo retraído), através da inclusão de uma prótese de silicone.

As perguntas mais frequentes numa consulta para realização de uma Mentoplastia são:

1) Onde se localizam as cicatrizes?

Poderá ser feita uma cicatriz interna (dentro da boca) ou mediante uma pequena incisão na parte inferior do queixo. Ficará ao critério de cada cirurgião plástico e paciente a escolha da localização da cicatriz.

2) Qual o tipo de anestesia é utilizada?

Geralmente esta cirurgia é realizada em pacientes adultos, pelo que quando se trata de uma correção exclusivamente do mento, a anestesia é local com sedação.

Se for necessário associar outras cirurgias, o cirurgião ponderará quanto à conveniência de se realizar o acto cirúrgico sob anestesia local ou geral.

3) Como é a prótese de silicone que será introduzida?

O cirurgião modela a peça ou geralmente utiliza peças pré-moldadas (existem vários tamanhos, que podem ser apresentadas ao paciente durante as consultas pré-operatórias).

4) O silicone é perigoso? Não poderá ocasionar cancro?

mais de 35 anos que se usa silicone na forma sólida, em todo o mundo, com milhares de pacientes operados, sem que se tenha assinalado a presença de uma acção cancerígena do silicone.

O silicone é substância inerte ao organismo e que se mantém no seu lugar de introdução, dentro de uma cápsula fibrosa que o próprio organismo se encarrega de elaborar, logo nos primeiros dias.

Raros são os casos de estrumam da prótese. Quando isto acontece (geralmente devido a problemas no pós-operatório imediato como infecções, traumatismo sobre a área operada, hemorragia, etc.), retira-se a prótese mediante uma cirurgia simples sob anestesia local, sem ficar qualquer sequela. Posteriormente poderá ser reintroduzida uma nova prótese. O silicone, na forma líquida, não está indicado para uso médico.

5) Há dor no pós-operatório?

Geralmente não.

Uma queixa um pouco mais comum é a presença de parestesia (formigamento) local que desaparece gradualmente.

6) Como são os pensos?

Independentemente da incisão interna ou externa, costuma fazer-se um tipo de penso local, de manutenção, com fins de ajudar a manter a prótese fixa na posição desejada. Além de que, este penso serve de protecção a eventuais traumatismos que possam ocorrer nos primeiros dias.

7) Quantos dias deverei ficar de repouso?

Dependendo da actividade, apenas 2 a 3 dias.

Casos especiais poderão determinar cuidados por mais tempo sem, contudo, necessitar de um repouso absoluto.

8) Qual o maior cuidado que se deve tomar antes da cirurgia?

Informar ao seu cirurgião plástico e estético quanto à presença de algum dente, principalmente da arcada inferior, com infeção ou inflamado.

Caso isto ocorra, deve procurar o seu dentista para o seu tratamento, e só depois efectuar a cirurgia de Mentoplastia de aumento.

9) Minha fisionomia mudará muito com esta cirurgia?

Não deverá ocorrer grande alteração fisionómica.

Apenas haverá um melhor equilíbrio da sua fisionomia, mantendo as suas características individuais.

10) Esta cirurgia poderá ser associada a uma rinoplastia?

Em muitos casos o próprio cirurgião recomenda a associação das duas cirurgias, de forma a se obter um melhor equilíbrio estético da face.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de cirurgias estéticas devem ser efectuadas por um especialista, cirurgião plástico e estético, reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer Mentoplastia? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre Mentoplastia visite o nosso site em www.faccia.pt.

 

be a pal and share this would ya?
Perguntas frequentes sobre a Mentoplastia