Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Otoplastia: Cirurgia Plástica das Orelhas

Otoplastia: Cirurgia Plástica das Orelhas

A Otoplastia é uma cirurgia na qual se dá uma nova forma às suas orelhas.

Normalmente esta designação usa-se para a cirurgia em que se corrige as chamadas “Orelhas de Abano” ou “Orelhas de Dumbo”. Também são efectuadas outros tipos de correcções.

A Otoplastia ou “Correcção de Orelhas de Abano” é um procedimento simples, que se realiza frequentemente antes da criança entrar para a escola (até aos 6 anos), ainda que possa ser efectuado em qualquer idade.

Esta dismorfia é facilmente reconhecida pelos pais e familiares e deve ser livremente discutida com o seu Cirurgião Plástico e Estético.

Depois de identificada a situação o seu tratamento só dependerá dos pais e da criança.

A Otoplastia é realizada através de uma incisão feita atrásda orelha – o que significa que não há qualquer cicatriz visível. Nesta cirurgia é removida a “memória” da cartilagem que está “torta” recorrendo a várias técnicas diferentes e depois é encerrada a incisão da pele, com as orelhas já na “nova” posição.

Em geral não é necessário internamento.

Os cuidados no pós-operatório desta cirugia são absolutamente fundamentais para o seu sucesso.É impreterível que o paciente durma com as orelhas protegidas e “coladas à cabeça” durante cerca de 6 a 8 semanas. Este procedimento pode ser conseguido com várias técnicas simples e evita que a orelha fique em posição contrária durante a noite quando o paciente se vira de uma lado para o outro. As dores são perfeitamente suportáveis com medicação adequada.

A Otoplastia é um procedimento seguro e com indicações bastante precisas.

Quando não realizada até aos 6 anos pode provocar um estigma importante na criança com interferência no seu desenvolvimento e auto-estima.

É fundamental uma avaliação atenta dos pais e uma consulta com o Cirurgião Plástico e Estético.

be a pal and share this would ya?
Otoplastia: Cirurgia Plástica das Orelhas