Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Braquioplastia, a flacidez dos braços

Braquioplastia, a flacidez dos braços

Braquiplastia

braquioplastia  é mais conhecida como  a flacidez dos braços, ou a gordura do adeus, e pode surgir em várias idades.

Isto pode ocorrer devido a maus hábitos alimentares, sedentarismo, factores genéticos e também após grandes perdas ponderais.

Muitas vezes este problema estético nos braços pode incomodar e dar origem a insegurança para usar algumas roupas ou para realizar certos movimentos com o membro superior.

Com a adoção de hábitos de vida saudáveis como uma dieta equilibrada e a prática regular de exercícios físicos, é possível prevenir e atenuar esse problema.

Para os casos em que apenas a modificação dos hábitos não resolve o problema (como em pacientes submetidos a cirurgias bariátricas) existem procedimentos cirúrgicos que podem ajudar a restabelecer uma aparência mais firme e jovial aos braços.

A escolha da técnica cirúrgica para o rejuvenescimento dos braços depende fundamentalmente do tipo de alteração presente em cada caso.

Em pacientes com um aumento da circunferência do braço devido exclusivamente à acumulação de gordura, a lipoaspiração pode resolver o problema. Nestes casos, a cirurgia deve ser complementada por um trabalho de fortalecimento do triceps.

Caso também haja um excesso de pele, com flacidez importante, pode haver a necessidade de uma incisão ao longo da face interna do braço; esta cirurgia designa-se de braquioplastia.

Geralmente a cirurgia é feita sob anestesia local e sedação . Quando associada a outros procedimentos, pode ser realizada sob anestesia geral.

A cirurgia dura em média 2 horas, mas a duração da cirurgia depende de cada caso e das áreas e estruturas a serem tratadas.

Durante o procedimento, é removido pele e gordura do local através de uma incisão feita na parte interna do braço.

Por ser uma região muito exposta, muitas vezes, a cicatriz pode ficar perceptível até o período de sua maturação completa, que varia de 12 a 24 meses.

É importante lembrar que toda cirurgia deixa alguma cicatriz, maior ou menor, mais ou menos dissimulada, dependendo do problema original, dos cuidados do paciente no pós-operatório e inclusive das características de cicatrização de cada pessoa.

No caso da braquioplastia especificamente, é fundamental um acompanhamento a longo prazo.

Os pacientes submetidos ao lifting braquial devem permanecer em repouso por 3 a 5 dias, mantendo os braços próximos do corpo por 2-3 semanas.

Recomenda-se minimizar a utilização dos braços durante os primeiro mês para permitir a cicatrização dos tecidos sem alargamento das cicatrizes.

Assim como na lipoaspiração, deve usar-se uma compressão para acelerar a reabsorção do inchaço e a obtenção do resultado final. A drenagem linfática também costuma ser indicada com a finalidade de optimizar a absorção do edema e a recuperação pós-operatória.

Dependendo do grau de edema (inchaço) que ocorrer, logo após a remoção dos pensos, já se pode ter uma idéia do resultado que será obtido mas o resultado final de qualquer cirurgia nunca pode ser avaliado antes da completa cicatrização.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de cirurgias estéticas devem ser efectuadas por um especialista, cirurgião plástico e estético, reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do  respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma braquioplastia ? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre braquioplastia visite o nosso site em www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Braquioplastia, a flacidez dos braços