Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

10 coisas que precisa de saber antes de realizar a sua cirurgia estética

10 coisas que precisa de saber antes de realizar a sua cirurgia estética

10 coisas que precisa de saber antes de realizar a sua cirurgia estética

Uma das primeiras questões importantes que deve-se colocar a todas as pessoas que pensam efetuar uma cirurgia estética é se deve fazer ou não essa cirurgia.

A decisão de efetuar uma cirurgia estética é uma questão pessoal e não dever existir nenhuma interferência médica, familiar ou social.

Tão importante como a sua decisão em fazer uma dada cirurgia é a escolha do profissional que irá realizá-lo.

Para ter a certeza que optou pelo médico correto e com a devida formação, é preciso ter certeza que seja membro da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética. Além disso, o cirurgião estético deve ter algumas qualificações:

1 – Ter completado a sua formação em cirurgia plástica e estética de no mínimo seis anos;

2 – Ser um profissional treinado para realizar todo o tipo de cirurgia plástica e estética;

3 – Estar inscrito na Ordem dos Médicos;

4 – Operar apenas em instalações médicas licenciadas pelas entidades competentes.

Tendo em atenção estas observações e efetuada uma avaliação médica, existem outros pontos que necessita de esclarecer com o seu médico antes da cirurgia.

São questões importantes e que devem ser esclarecidas para que tenha a certeza de ter feito a melhor escolha. Estas questões são:

5 – Certificar-se em quais clínicas ou hospitais o médico trabalha e peça informações sobre o local onde a cirurgia será realizada;

6 – Informar-se sobre os possíveis resultados que será possível obter com a cirurgia, se com um procedimento poderá esperar o que deseja ou se será necessário mais  intervenções; sobre este aspeto também é necessário que fique com a noção que não é possível dar garantias de resultados.

7 – Estar ciente sobre a necessidade de uma anestesia, qual tipo de anestesia que vai ser usado na sua cirurgia e que esta seja efectuada por um anestesista credenciado. Também deve informar o seu médico sobre a existência de alguma alergia ou reacção às anestesias anteriores;

8 – Assegurar-se de ter recebido as orientações sobre todos os cuidados que devem ser obedecidos antes da cirurgia, como o jejum, a interrupção de algum tratamento médico, a necessidade de perda de peso ou mudança de hábitos alimentares, por exemplo;

9 – O mesmo nível de informações deve ser recebido em relação aos cuidados pós-operatórios, como por exemplo o tempo de repouso até a recuperação, as reações que poderão surgir nos dias seguintes ao procedimento, a necessidade de fazer alguma medicação, a restrição das actividades físicas, exposição ao sol e sobre as consulta de seguimento;

10 – Tão importante quanto os itens anteriores é questionar o médico sobre os principais riscos associados à cirurgia que será realizada.

Conheça os possíveis resultados da sua cirurgia, seja realista em relação às suas expectativas, pesquise e converse bastante com o seu médico antes de se decidir.

O cirurgião tem a obrigação de explicar com detalhes tudo sobre a cirurgia a que irá ser submetido.

Por isso, sinta-se à vontade para fazer as perguntas que ache convenientes e perceba que é natural sentir ansiedade ou algum stress no período pré-operatório.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de tratamentos estéticos deve ser efectuado por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do  respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma cirurgia estética? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre cirurgias estéticas visite o nosso site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
10 coisas que precisa de saber antes de realizar a sua cirurgia estética