Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Pré e pós-operatório de uma cirurgia plástica: o que ter em conta

Pré e pós-operatório de uma cirurgia plástica: o que ter em conta

Pré e pós-operatório de uma cirurgia plástica: o que ter em conta

Deseja realçar uma parte do seu corpo para aumentar a sua autoestima? Ou precisa de um tratamento específico para corrigir uma funcionalidade física que determina o seu bem-estar diário?

O planeamento cuidado de uma cirurgia estética é um fator decisivo para o sucesso da mesma. Abrange vários aspetos, que vão para além do tempo dedicado a pesquisas da cirurgia mais adequada, do local onde vai realizá-la e dos cuidados a ter no pós-operatório. Conheça todo o processo cirúrgico:

Período pré-operatório

Reflexão

Pondere sobre os motivos reais que a/o levam a desejar determinada cirurgia e se está disposta/o a submeter-se à mesma. Uma boa condição psicológica e emocional por parte do paciente oferece melhores resultados a qualquer intervenção.

Informação sobre os procedimentos e riscos

Conheça os vários procedimentos envolvidos na intervenção cirúrgica e se é a mais adequada para si. Além disso, alguns tratamentos são invasivos, pelo que deve esclarecer com o seu cirurgião todos os riscos que a intervenção acarreta.

Escolha da clínica/cirurgião

Invista na qualidade e na segurança de uma boa clínica, com uma equipa médica especializada. Sobretudo, avalie rigorosamente se  o médico cirurgião tem as competências e experiência necessárias para a realização do(s) tratamento(s) que pretende. Quanto maior a relação de confiança com o seu cirurgião, maior a probabilidade de sucesso do tratamento.

Custos financeiros

Tenha em consideração que o custo de uma cirurgia plástica vai para além da intervenção propriamente dita. Abrange a realização de exames médicos prévios. Por outro lado, pode ser necessário adquirir medicação ou outros produtos para facilitar o processo pós-cirúrgico (por exemplo, uma cinta cirúrgica no caso de uma lipoaspiração) ou realizar mais sessões consoante o tratamento. Geralmente a cirurgia estética/plástica não está contemplada nos planos de saúde, pelo que deverá confirmar junto da sua seguradora se há algum tipo de comparticipação. Poderá fazer uma simulação dos valores aproximados de um tratamento na Clínica Faccia aqui.

Gestão das expectativas

Na primeira consulta, fale abertamente com o cirurgião plástico sobre os seus receios ou dúvidas. O seu médico vai dar-lhe orientação necessária relativamente ao que esperar após o processo cirúrgico. Assim, participa ativamente no seu processo de mudança e poderá ser realista quanto às expectativas.

Exames

É fundamental realizar diversos exames antes de uma cirurgia plástica. O médico solicitará exames de sangue, urina e coração, pelo menos. Deste modo garante que está em boas condições de saúde e pronta/o para a intervenção.

Cuidados antes da cirurgia

Cada tratamento é um tratamento, e para cada qual há cuidados específicos. No entanto, há cuidados gerais que deverá ter, sobretudo um mês antes da intervenção:

  • Ter uma dieta saudável, para que o corpo esteja fortalecido
  • Ter uma boa preparação física (sobretudo nos casos de tratamento invasivo)
  • Se fumar, interromper o hábito
  • Não ingerir bebidas alcoólicas
  • Rever a toma de medicamentos (incluindo contraceptivos)
  • Na véspera terá de estar em jejum

Conheça aqui alguns dos tratamentos e alguns cuidados específicos.

Período pós-operatório

Os resultados de uma cirurgia plástica estão muito ligados ao próprio paciente. Por um lado, por respeitar as recomendações médicas para o período pós-operatório. Por outro, pelo seu estado físico, psicológico e emocional.

Alta médica

No geral, o paciente poderá receber alta no próprio dia ou até 48h depois. É sempre conveniente que seja acompanhado até casa.

Período de recuperação

O período de recuperação pode variar de acordo com o tratamento e região do corpo. Por norma, poderá voltar às atividades diárias após uma semana. Todavia, as atividades que exijam maior esforço físico terão de esperar cerca de 30 dias.

Cuidados de cicatrização

O seu cirurgião dará todas as informações relativas ao processo de cicatrização, incluindo como e com que frequência deve limpar a área da cicatriz. Estes cuidados são de suma importância para que os tecidos se unam novamente.

Outras recomendações

  • Manter uma alimentação equilibrada para ajudar a cicatrização
  • Respeitar o repouso para que o corpo se recupere
  • Manter a hidratação para evitar a retenção e o edema
  • Evitar a exposição solar no caso de haver hematomas
  • Manter suspenso o hábito de fumar (de preferência, não o retome)
  • Respeitar a medicação prescrita
  • Comparecer às consultas médicas depois da cirurgia

Além desses cuidados gerais, cada cirurgia plástica exige que o paciente siga medidas específicas para a obtenção dos melhores resultados. Ao optar por uma equipa médica qualificada, terá todos os esclarecimentos necessários para que os resultados sejam um sucesso!

Nota

A realização de qualquer tipo de cirurgia estética deve ser efetuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respetivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na atualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas. Antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma cirurgia estética? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre tratamentos visite o nosso site https://www.faccia.pt

be a pal and share this would ya?
Pré e pós-operatório de uma cirurgia plástica: o que ter em conta