Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

MAMOPLASTIA DE AUMENTO – Posição dos Implantes

MAMOPLASTIA DE AUMENTO – Posição dos Implantes

MAMOPLASTIA DE AUMENTO – Posição dos Implantes

Existem dois principais planos para colocação dos implantes mamários numa cirurgia de mamoplastia de aumento.

São eles os planos subglandular ou submuscular. Existem outros planos ou técnicas mistas que podem estar indicados consoante a situação em particular de cada paciente.

Como saber qual o plano indicado para colocação dos implantes mamários?

 

Para se definir o plano indicado para colocação dos implantes de silicone, o seu cirurgião plástico deverá ter em conta algumas características físicas. 

  • A qualidade da sua pele
  • A quantidade de tecido mamário e celular subcutâneo que cobrirá o implante
  • Tipo físico da paciente

Além disso, o tamanho do implante e o objetivo estético da paciente também devem ser tidos em conta.

Diferenças entre os planos subglandulares e submusculares

 

A colocação dos implantes mamários no plano subglandular (debaixo da glândula mamária) é a mais utilizada, principalmente por ser mais fácil a realização da cavidade onde se irão colocar os implantes que fica localizada logo por baixo da glândula. Este plano está associado a um sangramento menor, resultando numa  menor probabilidade de se colocar drenos, e um pós-operatório com menos dor e durante menos tempo.

Este plano não é o mais indicado quando as pacientes são muito magras e com pouco tecido mamário. Assim sendo, nestas situações é provável que a prótese fique visível dando origem a um resultado indesejado. Também pode ocorrer uma formação de pequenas dobras visíveis a olho nu ou sentidas à palpação o que se designa de “rippling”.

 

A colocação dos implantes no plano submuscular tem como principal objetivo esconder/camuflar os mesmos, pois as próteses ficam cobertas pelo músculo grande peitoral.  A possibilidade de se notar os bordos dos implantes é muito pequena, assim como a taxa de desenvolvimento de contratura capsular também é menor.

Este plano está indicado em mulheres magras, com pouco tecido mamário para que as próteses fiquem com um aspeto natural.

As mulheres que têm as mamas juntas na linha média, sem separação entre elas (simastia) e as mulheres com história familiar de neoplasia da mama, também têm indicação para a colocação dos  implantes no plano submuscular. Nesta última situação, não há perigo na realização de biópsias se for necessário.

Este plano anatómico está associado a um pós-operatório com mais dor, devido à distensão do músculo grande peitoral, tornando a recuperação e o retomar das atividades diárias, mais lenta.

mamoplastia de aumento

Dual-plan e plano subfascial

Existem ainda outros planos anatómicos onde se poderão colocar os implantes mamários.

Estes são o dual-plan e o plano subfascial, por exemplo. 

  • No plano dual-plan os implantes ficam cobertos pelo músculo na parte superior e na parte inferior ficam apenas revestidos pela glândula mamária. 
  • No plano subfascial os implantes são colocados por debaixo da fascia/aponevrose do músculo grande peitoral. 

Qualquer uma destas localizações dos implantes, a paciente pode amamentar normalmente caso engravide.

 

Ficou com dúvidas?

Antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma mamoplastia de aumento?
Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre mamoplastia de aumento visite o nosso site em www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
MAMOPLASTIA DE AUMENTO – Posição dos Implantes