Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Ter um abdómen bonito e lisinho

Ter um abdómen bonito e lisinho

Ter um abdómen bonito e lisinho é um dos maiores desejos de nossos pacientes.

Mas as gestações, o envelhecimento e as alterações do peso corporal podem resultar num excesso de pele com flacidez associada e dar origem a estrias no abdómen.

Na maior parte das pessoas mesmo a actividade física regular não consegue eliminar estas alterações.

Para estas pessoas está indicada a realização de uma abdominoplastia.

A abdominoplastia tem como objetivos:03

  • a readequação estética do abdómen;
  • a correção de diastáse (afastamento) da musculatura abdominal e;
  • a remoção dos excessos de pele e gordura da porção inferior do abdómen.

O principal factor determinante do surgimento destes excessos é a flacidez excessiva da pele, que pode ser geneticamente determinada ou adquirida com a idade, gestação ou após um emagrecimento importante.

Dependendo das alterações encontradas a cirurgia indicada para cada caso, pode ser, uma abdominoplastia clássica, uma abdominoplastia alargada ou uma mini-abdominoplastia.

Nalguns casos pode estar ainda indicado a realização de uma lipoaspiração concomitante e desta forma a cirurgia indicada é a lipoabdominoplastia.

Sendo uma cirurgia que actua diretamente sobre o tecido adiposo, aconselhamos os(as) pacientes a atingirem seu peso ideal (medido através do índice de massa corporal) antes de serem operados.

Desse modo o cirurgião plástico terá condições para obter um melhor resultado cirúrgico.

Após o procedimento que mantenha o peso, pois tanto o aumento quanto a perda maior ou igual a 5% do peso prévio à cirurgia podem comprometer o resultado de uma maneira imprevisível.

O aumento da distância entre os dois músculos rectos abdominais (músculos verticais que fazem parte da constituição da parede anterior do abdómen, estendendo-se da região do estômago até ao púbis) é designado de diastáse muscular.

Isto resulta numa fraqueza da parede anterior do abdómen e geralmente ocorre após as gestações ou situações que aumentam muito o volume abdominal.

Esta fraqueza da parede abdominal também pode ser amenizada durante a cirurgia de abdominoplastia, desde que não existam contra indicações (pacientes obesos e/ou portadores de doenças pulmonares ou cardíacas).

A cicatriz principal localiza-se na parte inferior do abdómen, estendendo-se de uma crista ilíaca (porção anterior e lateral dos ossos das ancas) à outra.

As cicatrizes são maiores ou menores consoante cada caso.

Eventualmente pode ser necessária uma pequena cicatriz vertical subindo da porção central da cicatriz principal em direção ao umbigo.

No caso de o umbigo precisar ser reposicionado poderão existir cicatrizes ao seu redor.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de cirurgias estéticas deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma abdominoplastia? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre abdominoplastia visite o nosso site em www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Ter um abdómen bonito e lisinho