Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Ginecomastia: mamas masculinas e seu tratamento

Ginecomastia: mamas masculinas e seu tratamento

A ginecomastia (do grego gyne – feminino e mastos – mama) foi inicialmente descrita no século II por Galeno5,6 para designar a alteração mamária mais frequente no sexo masculino, onde existe um desenvolvimento excessivo de tecido fibroso, glandular e adiposo, com um predomínio variável entre eles.

A sua incidência varia entre 65% na população adolescente e 36% na adulta, sendo responsável por 70% das alte­rações mamárias no homem.

O crescimento mamário ocorre principalmente nas fases de mudança hormonal no homem: infância, adolescência e senilidade e está dependente do balanço entre estrógenos e andrógenos séricos. Assim, qualquer fator que possa interferir neste equilíbrio, seja ele fisiológico ou não, pode resultar em ginecomastia. Muitas drogas também podem induzir o aumento do volume mamário nos homens, como, por exemplo, o uso de anabolizantes esteroides, o que é muito frequente hoje em dia.

A pseudoginecomastia é um quadro que se con­funde frequentemente com a ginecomastia verdadeira e consiste num aumento de tecido adiposo (gordura) na região peitoral simulando uma mama, porém sem a existência de glândula mamária. A causa desta situação está principalmente associada à obesidade e é, em geral, bilateral.

É principalmente na adolescência, período de definição dos caracteres sexuais, que o aparecimento da MamasMasculinasginecomastia ocasiona uma série de transtornos psicológicos ao alterar a imagem masculina.

Sempre que a ginecomastia originar distúrbios psicológicos importantes, está indicado o seu tratamento, que, na maioria dos casos, proporciona ótimos resultados estéticos, tornando o peitoral mais plano e firme, mais de acordo com a figura masculina.

Os processos que podem causar a ginecomastia são muitos.

Exceto os casos de aumento ma­mário fisiológico nos pacientes de sexo masculino, os outros devem ser considerados patológicos. Nestes casos há um desequilíbrio hormonal entre estró­genos, estimulantes do tecido mamário, e andróge­nos, inibidores deste efeito, levando a um aumento desse tecido.

A causa mais frequente de ginecomastia é a idiopática, não se reconhecendo uma etiologia básica. Mas, mesmo nesses casos deve realizar-se uma avaliação cuidadosa de cada paciente para que patologias graves não passem despercebidas.

A ginecomastia pode ocorrer fisiologicamente em três momentos da vida. De modo transitório, durante o nascimento, devido aos altos níveis circulantes de estrogénios maternos. Alguns dias após o nas­cimento, os níveis de estrogénio baixam e a situação resolve-se espontaneamente.

Pode ser observada também na adolescência (66%) devido a um desequilíbrio entre o estradiol e a testosterona. Em geral desaparece por completo após 18 a 24 meses depois de seu aparecimento. Em certos casos permanece al­gum volume mamário, que nem sempre tem indicação cirúrgica.

O aparecimento de casos fisiológicos também pode ocorrer em idades mais avançadas, durante a andropausa, quando ocor­re uma queda da secreção de testosterona, assim como uma acumulação de tecido adiposo.

O diagnóstico diferencial com tumores malignos deve ser sempre valorizado naqueles casos em que o aumento mamário se apresenta sob a forma de um nódulo endurecido, sobretudo se for unilateral.

A ginecomastia não está associada a um aumento no risco de cancro da mama. Há uma exceção a esta afirmação que é os pacientes com Síndrome de Klinefelter. A alta incidência de cancro da mama nestes pacientes ainda não é bem compreendida e ocorre em um em cada cinco pacientes com esta síndrome.

Outros possíveis fatores etiológicos estão relacionados com casos de insuficiência hepática e renal, alterações endócrinas, obesidade, uso de drogas e fármacos como o álcool, a maconha e os anabolizantes.

Mas onde posso fazer uma ginecomastia? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116/7.

Para mais informações sobre ginecomastia visite o nosso site em www.faccia.pt

be a pal and share this would ya?
Ginecomastia: mamas masculinas e seu tratamento