Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

O que é a Lipoaspiração?

O que é a Lipoaspiração?

A Lipoaspiração é um procedimento cirúrgico realizado para a remoção e redução do volume de gordura corporal, em áreas especificas do corpo, como por exemplo o queixo, abdómen flancos, cintura, costas, nádegas, coxas e joelho, proporcionando ao paciente a melhoria do contorno corporal.

Quando fazer Lipoaspiração?

A acumulação de tecido adiposo, generalizado ou localizado, cada vez mais tem levado muitas pacientes aos consultórios de cirurgia plástica e estética.

Este acumulação deve-se, em grande parte, a causas genéticas, distúrbios hormonais e dietéticos ou mesmo por patologias que levam ao acumulo de gordura corporal.

Perfil de paciente ideal para Lipoaspiração:

A paciente ideal para este tipo de tratamento é aquela que apresenta um excesso de tecido adiposo localizado em alguma região anatómica do corpo, como abdómen flancos, coxas, joelho e dorso.

Pacientes que apresentam uma acumulação de excessiva de tecido adiposo, ou mesmo excesso de pele, como é o caso da região abdominal, poderão e beneficiar desta técnica desde que a mesma seja associada a abdominoplastia modificada.

Técnicas de Lipoaspiração:

Cuidados pré-operatórios

– Serão necessários exames de rotina ao sangue;

– Avaliação clínico-cardiológica (risco cirúrgico);

– Não usar, por 2 semanas antes, medicamentos à base de aspirina, anticoagulantes, corticóides de uso prolongado ou medicamentos para emagrecer;

– Abstinência do fumo por 30 dias antes da operação;

– Jejum de acordo com a recomendação médica (6 horas antes da cirurgia).

– Comunicar ao seu médico qualquer anormalidade ou uso recente de medicamentos e/ou alergias medicamentosas ou alimentares;

– Guardar em casa objetos pessoais como joias e bijuterias;

– Fazer jejum no dia da cirurgia, tomar banho completo e chegar á clinica 1/2 hora antes da cirurgia e com acompanhante.

A lipoaspiração não está indicada como técnica para perder peso e não substitui as dietas; este procedimento cirúrgico é feito para promover a remoção das gorduras que não respondem aos tratamentos de emagrecimento ou aos exercícios físicos, ou as chamadas de gorduras localizadas.

A cirurgia de lipoaspiração é realizada através de uma incisão milimétrica, por onde é feita a aspiração da gordura em excesso. A quantidade de gordura a ser aspirada, varia de acordo com o volume de gordura localizada de cada paciente e de seus objectivos.

Basicamente dispomos de 4 métodos para a realização da Lipoaspiração, a saber:

– Lipoaspiração convêncional;

– Hidrolipo;

– Vibrolipo (lipo com aparelho de ultrassom);

– Lipolaser (lipo com aparelho de laser lipólise)

Os melhores resultados de uma cirurgia de Lipoaspiração são aqueles em que o paciente apresenta um peso adequado, mas ainda possui em certas partes do corpo com acumulação de gordura.

A cirurgia pode ser realizada em pacientes acima do peso, porém quanto mais distante o paciente estiver do peso ideal, mais difícil será em atingir o resultado esperado.

O cirurgião plástico deve realizar uma avaliação do paciente, antes do procedimento cirúrgico, para verificar se existe flacidez da pele, pois a pele possui elasticidade, sendo assim ela retrai e acompanha a redução do volume de gordura lipoaspirada. Nos casos em que a flacidez é muito grande, existe a possibilidade de que a pele não consiga acompanhar o volume que foi lipoaspirado.

Deve lembrar-se que seu corpo será o mesmo após lipoaspirado, mas com um contorno corporal mais definido, e até que atinja o resultado esperado, passará por fases intermediárias, descritas abaixo:

1) Período imediato (até um mês após a cirurgia): Neste período a parte lipoaspirada apresentará áreas roxas e muito edema, que tendem a desaparecer no decorrer do tempo, o que dificultará a verificação do resultado. Pode ser acelerada a recuperação com massagens de drenagem linfática;

2) Período mediato (até um a quatro meses após a cirurgia): Neste período a área lipoaspirada começa a ganhar forma e apresentar os aspectos da forma definitiva. Neste período, o paciente pode apresentar certa insensibilidade ou hipersensibilidade na área lipoaspirada.

3) Período tardio (de quatro a seis meses após a cirurgia): Este é o período em que a cirurgia atinge o resultado definitivo, e a área lipoaspirada ganha contorno em sua forma, volume e sensibilidade.

Geralmente depois de realizada uma cirurgia de lipoaspiração, principalmente se o volume removido for muito, há a possibilidade de ocorrer a formação de um seroma, que é o aparecimento de um líquido claro na região em que foi operada. Neste caso é necessário efectuar-se uma aspiração deste liquido.

Cuidados pós-operatórios:

– O paciente deve usar uma cinta de compressão durante um mês e meio após a cirurgia.

– Está indicada a realização de drenagem linfática, para reduzir o inchaço e evitar a formação de nódulos na área lipoaspirada.

– É importante fazer um repouso nos primeiros dias após a cirurgia e é comum um certo inchaço e nódoas negras após cirurgia.

– É proibido a exposição solar no pós-operatório.

Dúvidas frequentes sobre Lipoaspiração:

1. Obedecer às instruções dadas para a internação.

2. Comunicar qualquer anormalidade que eventualmente ocorra, quanto ao seu estado geral.

4. Providenciar que alguém a venha buscar à clínica.

5. Evitar uso de brincos anéis, alianças, piercings, esmaltes coloridos nas unhas, etc.

be a pal and share this would ya?
O que é a Lipoaspiração?