Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Redução dos pequenos lábios vaginais

Redução dos pequenos lábios vaginais

A cirurgia para a redução dos pequenos lábios vaginais, conhecida como ninfoplastia, está indicada em pacientes que apresentam uma hipertrofia dos pequenos lábios vaginais, ou seja, um aumento do tamanho destes.

Ao contrário do que muitas mulheres pensam, é muito comum esta situação o que pode levar a um certo constrangimento com seus parceiros sexuais.01_ninfoplastia_

Com a ninfoplastia pretende-se reduzir os pequenos lábios, tornando-os de um tamanho normal, mas sem os reduzir de forma exagerada.

Os pequenos lábios vaginais têm a importante função de proteger a entrada da vagina, e desta forma evitar o desenvolvimento de infecções bacterianas, além de também contribuírem na lubrificação local.

A redução exagerada destas estruturas poderá levar a uma secura local, principalmente depois da menopausa, época em que a lubrificação vaginal é menos eficaz.

A ninfoplastia é realizada com anestesia local e sedação e demora cerca de 40 a 50 minutos não sendo necessário ficar internada.

O pós-operatório da redução dos pequenos lábios vaginais não costuma ser doloroso, apesar de ser necessário tomar antibióticos e analgésicos.

Há um edema (inchaço) moderado da região, que costuma regredir por volta do 14.º dia. Pode ocorrer equimose (nódoas negras) local e poderá retomar o trabalho, desde que não faça grandes esforços ao fim de 3 dias.

As relações sexuais deverão ser evitadas pelo menos 21 dias.

Não há necessidade de retirar pontos, visto que a sutura é realizada com pontos absorvíveis.

A sensibilidade dos pequenos lábios vaginais pode ser alterada, transitoriamente, mas a sensibilidade do clitóris não é afetada, pois não há manipulação desta estrutura.

Apesar de muito raras, podem ocorrer algumas interferências como a formação de hematoma, infecção ou deiscência da sutura.

Como qualquer cirurgia plástica, o resultado definitivo ocorre depois de 6 meses, depois de a cicatriz amadurecer, contido 80% do resultado é alcançado pelo segundo mês.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de cirurgias estéticas devem ser efectuadas por um especialista, cirurgião plástico e estético, reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do  respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma ninfoplastia? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre ninfoplastia visite o nosso site em www.faccia.pt.

 

be a pal and share this would ya?
Redução dos pequenos lábios vaginais