Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Rinoplastia

Rinoplastia

 

A rinoplastia ou cirurgia plástica de nariz é considerada um dos procedimentos mais exigente entre todas as cirurgias plásticas e estéticas.

A rinoplastia exige do cirurgião uma elevada habilidade cirúrgica e uma sensibilidade estética para planear e esculpir o nariz em harmonia com a restante face e assim preservar a naturalidade.

Não podemos dizer que haja um modelo ideal de nariz.rinoplastia

Cada caso de cirurgia plástica de nariz implica um estudo estudo minucioso e deve-se discutir com o paciente sobre as suas expectativas e limitações cirúrgicas.

Cirurgião e paciente deverão estar sempre de acordo sobre o possível resultado que se possa obter.

A rinoplastia pode diminuir ou aumentar o tamanho do nariz assim como alterar a forma da ponta ou o abaulamento dorso.

Se perturbações da respiração por algum problema interno (septo e cornetos), o problema poderá ser corrigido no mesmo tempo operatório.

A rinoplastia demora de uma a três horas, dependendo da complexidade do caso.

Todas as suas cirurgias efectuadas na nossa clínica são realizadas com toda atenção e calma possível, segundo um plano cirúrgico individualizado, minuciosamente definido para cada paciente, sendo usadas todas as capacidades técnicas de toda a equipa e todos os recursos necessários para se atingir o melhor resultado possível, e só então, a cirurgia pode ser finalizada.

O pós-operatório de uma rinoplastia é muito especial e alguns cuidados são extrema importância para se obter o resultado final que se pretende.

O paciente deve acatar a todas as recomendações médicas e cumprir todas as recomendações sobre o acompanhamento, pois qualquer manipulação indevida no nariz, feita no período de cicatrização, pode acarretar deslocamentos das estruturas, que são milimetricamente posicionadas para modelar o nariz, causando depressões/e ou irregularidades no nariz, com compromisso no resultado.

Há um desconforto inicial causado pelo edema (inchaço) na região. Normalmente, a área fica inchada, mais intensamente, nos três primeiros dias após a realização da rinoplastia, principalmente na região ao redor dos olhos. Não se preocupe que isso é normal e em geral é acompanhado de nódoas negras, também, à volta dos olhos.

Após o terceiro dia, o edema vai diminuindo.

É comum que no período da manhã o inchaço esteja maior e vá reduzindo ao longo do dia.

O edema também ocorre na parte interna do nariz e por isso a respiração pode estar dificultada na primeira semana.

O nariz fica um pouco congestionado, com sintomas semelhantes aos de uma constipação.

Para facilitar a respiração, desobstruindo o nariz, pode estar recomendado a aplicação de soro fisiológico em ambas as narinas.

Nos primeiros meses após a cirurgia plástica ao nariz, o nariz ainda está inchado, e pode acontecer que uma das narina fique diferente da outra. Também não vale a pena estar preocupado. O edema é temporário e não interfere no resultado final da rinoplastia.

Podem ocorrer pequenos sangramentos nos três primeiros dias após a rinoplastia. Se tal acontecer, deve baixar a cabeça e aplicação alguma pressão na zona que sangra.

Na primeira semana de pós-operatório, tem que ter uma tala gessada no nariz e não pode molha-la. Pode tomar banho normalmente, mas com muito cuidado para não molhar o gesso.

Deve evitar falar e sorrir em excesso para evitar que aumente o inchaço. Os lábios podem ficar secos devido à respiração pela boca. Para seu maior conforto, pode utilizar um hidratante labial.

Evite alimentos de difícil mastigação.

Recomenda-se dormir de barriga para cima.

Dormir de lado pode deixar um lado mais inchado que o outro. Se isso ocorrer, não se preocupe, pois o resultado da cirurgia não será prejudicado.

Não apanhe sol durante um mês após a realização da rinoplastia ou enquanto houver nódoas negras.

A relação sexual deve ser evitada na primeira semana pelo risco de sangramentos e traumatismos.

Não faça nenhum esforço físico significativo na primeira semana após a cirurgia plástica ao nariz.

As cicatrizes da rinoplastia normalmente ficam escondidas e não são facilmente percebidas.

A cirurgia plástica ao nariz não dói.

Ocorre um discreto desconforto ao movimentar a cabeça e ao abrir a boca.

É essencial que a motivação pela rinoplastia seja da própria pessoa e não por imposição externa.

A realização deste tipo de cirurgia estética deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

 

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Para mais informações consulte o site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Rinoplastia