Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Redução das mamas ou mamoplastia de redução

Redução das mamas ou mamoplastia de redução

De acordo com a American Society for Aesthetic Plastic Surgery (ASAPS), em 2007 foram realizadas mais de 153 mil cirurgias de redução das mamas ou mamoplastia de redução, nos EUA.

A principal motivação são dores na região dorsal provocadas pelo peso das mamas, que afectam a vida social, sexual e psicológica das mulheres.

Uma das maiores dúvidas sobre a redução das mamas é se, depois dela, pode amamentar sem prejudChest of a young womanicar o resultado da operação. Pode ficar descansada; a amamentação após a realização da mamoplastia de redução pode ser normal.

Além disso, temos que ressaltar que a mamoplastia de redução está indicada para reduzir o tamanho das mamas; já para levantar os seios caídos, a indicação da técnica cirúrgica adequada é a mastopexia.

A mamoplastia de redução está indicada em pacientes com mamas excessivamente grandes, com assimetria entre as mamas ou com mamas nem tão grandes mas que apesar disso a senhora ainda quer reduzir o volume.

O objetivo da cirurgia de redução de mamas é melhorar a forma dos seios, reposicionando o tecido mamário, corrigir a flacidez e reduzir, na prática, as medidas do tórax e do peito.

A mamoplastia de redução pode ser realizada a partir dos 18 anos, quando as mamas já estão totalmente desenvolvidas.

A cirurgia de redução das mamas é feita com anestesia geral.

A mamoplastia de redução demora de duas a quatro horas.

Todas as suas cirurgias efectuadas na nossa clínica são realizadas com toda atenção e calma possível, segundo um plano cirúrgico individualizado, minuciosamente definido para cada paciente, sendo usadas todas as capacidades técnicas de toda a equipa e todos os recursos necessários para se atingir o melhor resultado possível, e só então, a cirurgia pode ser finalizada.

Nos primeiros dias do pós-operatório são comuns o inchaço e as equimoses (nódoas negras).

Na primeira semana, o local ficará inchado e com algumas áreas de equimoses (nódoas negras), principalmente na região lateral da mama. Este inchaço é maior pela manhã e melhora ao longo do dia, podendo um dos lados ficar mais inchado do que o outro.

É importante lembrar que isso é temporário e não interfere no resultado final da mamoplastia de redução.

A partir da segunda semana, há uma melhora progressiva do inchaço, proporcionando um maior conforto.

Deve fazer repouso absoluto por três a cinco dias após a realização da mamoplastia redutora, além de evitar a prática de desportos, ginástica e outras actividades que exijam muito esforço com os braços. Quanto menos movimentar os braços melhor.

Os exercícios físicos só serão permitidos 30 dias após a realização da cirurgia de redução das mamas, ou dependendo da sua recuperação.

Qualquer desporto com risco de traumatismo (ex.: desporto com bola ou de contacto físico) deve ser evitado por 60 dias.

Pode tomar banho normalmente, desde que a mama fique seca nos dois primeiros dias. Nos dias seguintes, a mama pode ser molhada delicadamente com água e sabonete e o penso também pode ser molhado, mas nunca retirado sem ordem médica.

Após o banho, deve secar cuidadosamente a mama e o penso com a toalha.

Tenha muito cuidado ao lavar os cabelos para não fazer movimentos bruscos com os braços.

Não seque o cabelo sozinha na primeira semana após a cirurgia de redução das mamas. Este movimento pode prejudicar a sua cicatrização.

Durma de barriga para cima na primeira semana depois da cirurgia de redução das mamas. Este é um dos pontos de maior desconforto para a paciente, mas é importante respeitar esta indicação, para que um lado não fique mais inchado do que o outro.

Caso se vire durante a noite, durante o sono, não fique preocupada. Isso não mudará o resultado final da mamoplastia de redução.

Não deve apanhar sol por dois meses após a cirurgia. Se houver nódoas negras, é indispensável aplicar o protector solar. A exposição sem proteção só é permitida após dois meses ou de acordo com a indicação médica.

Estes cuidados podem ajudar a evitar manchas e cicatrizes escuras.

Evite ter relações sexuais no primeiro mês após a realização da redução das mamas, pelo risco de sangramentos e traumatismos.

As cicatrizes permanecem para sempre, apesar de adquirirem uma coloração semelhante à pele com o passar do tempo. Mas as melhorias da forma e tamanho das mamas compensam as marcas deixadas pela cirurgia de redução mamária.

As cicatrizes costumam ficar avermelhadas de seis meses a um ano após o acto cirúrgico, mas com o tempo tornam-se imperceptíveis.

Não é comum dores intensas na mamoplastia de redução. A região manipulada fica levemente dolorida nas primeiras 72h, podendo ocorrer neste período uma leve sensação de compressão no tórax, que é mais intensa pela manhã. Isto é normal devido ao inchaço do local. Se houver dor, recomenda-se que tome um analgésico.

Com a realização da mamoplastia de redução consegue obter umas mamas mais altas, firmes e naturais.

A realização deste tipo de cirurgia estética deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

 

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Para mais informações consulte o site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Redução das mamas ou mamoplastia de redução