Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Ritidectomia e rejuvenescimento facial cirúrgico

Ritidectomia e rejuvenescimento facial cirúrgico

O envelhecimento do rosto é inevitável.

À medida que os anos passam, a pele começa a ficar laxa no rosto e no pescoço, surgem os “pés de galinha” nos cantos dos olhos, as linhas da testa tornam-se vincos e, em seguida, surgem, gradualmente, as dobras e rugas mais profundas. A linha da mandíbula cai das bochechas, e sob o queixo, surge outro queixo, ou/e pregas verticais aparecem na frente do pescoço.

Há determinados factores como a hereditariedade, os hábitos pessoais, a força da gravidade e a exposição solar contribuem para o envelhecimento da face. Com um maior envelhecimento da população em geral, torna-se claro o porquê da ritidectomia ou lifting da face se tornar o terceiro procedimento cirúrgico da plástica facial mais comum.

Caso já se tenha perguntado como é que a cirurgia de lifting facial ou ritidectomia pode melhorar a sua aparência, melhorar a sua auto-confiança, ou melhorar a sua saúde precisa conhecer como é realizada uma ritidectomia e o que pode esperar dela.

Não há ideal de beleza para se obter com um lifting. Pelo contrário, o objetivo é melhorar a aparência global da face. O tipo de pele, a etnia, o grau de elasticidade da pele, a variabilidade individual, a estrutura óssea de base, bem como uma atitude realista são factores que devem ser discutidos antes da realização da cirurgia.

Este procedimento é, às vezes, realizado em pacientes com cerca de 30 anos, lábiosporém, as cirurgias melhor sucedidas são realizadas em pacientes com 80 anos.

O lifting não pára o envelhecimento, nem pode fazer voltar para trás o relógio biológico, mas consegue realçar o melhor do seu rosto, dar uma aparência de saúde e um ar mais jovem. Outro benefício é que muitos pacientes experimentam é um aumento da auto-confiança.

Antes de se decidir em realizar um lifting deve discutir com o seu cirurgião plástico e estético se o efeito global será mais bem-sucedido com a realização de outras alterações, por exemplo no queixo ou no pescoço através de cirurgias adicionais. Muitos pacientes optam por realizar uma lipoaspiração facial para remover depósitos de gordura em excesso, em conjunto com um lifting.

Durante as consultas preliminares, o cirurgião examinará a estrutura do rosto, a textura da sua pele, a sua cor e elasticidade, e tirará fotografias para poder estudar o rosto.

Os riscos serão também examinados, especialmente aqueles relacionados a situações médicas, como a pressão arterial elevada, uma tendência a fazer cicatrizes hipertróficas ou queloides, o tabagismo e qualquer deficiência na coagulação do sangue. O cirurgião avaliará toda a história médica e a sua atitude perante o resultado da cirurgia, porque uma atitude realista é crucial para o sucesso da cirurgia.

O cirurgião começa a incisão na área das têmporas, logo por debaixo da linha de implantação do cabelo, um pouco acima e à frente da orelha, e continua ao redor e para baixo, circundando a orelha antes de retornar ao couro cabeludo. A pele é puxada para cima antes que o cirurgião reposicione e aperte o músculo e tecido conjuntivo subjacente. Algumas “gorduras” podem ser removidas, assim como o excesso de pele. Para os homens, a incisão é alinhada para acomodar as patilhas e a implantação da barba. Em todos os casos, as incisões são colocadas onde irão ficar os sulcos naturais da pele para que as cicatrizes fiquem camufladas. Depois de retirar o excesso de pele, o cirurgião encerra as incisões com pontos finos.

Dependendo da extensão da cirurgia, o processo pode demorar 2-4 horas.

Quando o procedimento é realizado com uma combinação suave de sedativos, anestesia local, e uma leve anestesia intravenosa, o paciente pode sentir um pouco de desconforto, e por isso, alguns cirurgiões preferem usar anestesia geral.

Embora a maioria dos pacientes sintam pouca dor após a cirurgia, o cirurgião, em geral, prescreve medicação específica para evitá-la. Algum grau de inchaço e hematomas é inevitável, e é aconselhado a aplicar compressas frias para mantê-los ao mínimo.

Embora existam raros riscos nesta cirurgia e milhares delas sejam realizados anualmente, alguns riscos existem, tal como em toda a cirurgia.

A recuperação normalmente leva 2-3 semanas, e muitos pacientes voltam a trabalhar dentro de duas semanas. As cicatrizes normalmente não são visíveis após ter passado tempo suficiente para a sua maturação e cicatrização. Em qualquer caso, elas são facilmente disfarçadas nas dobras naturais da pele e cabelo.

É importante ter sempre em mente que o processo de envelhecimento continua após a cirurgia e que algum relaxamento na pele dos pacientes ocorrerá durante as primeiras semanas.

Mas onde posso fazer um ritidectomia? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116/7.

Para mais informações sobre ritidectomia visite o nosso site em www.faccia.pt

be a pal and share this would ya?
Ritidectomia e rejuvenescimento facial cirúrgico