Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Abdominoplastia – Perguntas frequentes

Abdominoplastia – Perguntas frequentes

  • Quantos quilos vou emagrecer com a dermolipectomia abdominal?

Sendo uma cirurgia que retira determinada quantidade de pele e gordura, evidentemente haverá uma redução no peso corporal, que varia de acordo com cada paciente. Não são, entretanto, os “quilos” retirados que definirão o resultado estético, mas sim as proporções que o abdómen manterá com o restante do tronco e dos membros. Paradoxalmente, os abdómenes que apresentam melhores resultados estéticos são justamente aqueles em que se fazem as menores retiradas. Desse modo, os resultados tendem a ser excelentes nas mulheres que apresentam certa “flacidez” do abdómen após um ou vários partos, com predominância de pele sobre a quantidade de gordura localizada na região. Nos casos em que o paciente está com o peso acima do normal, o resultado também será compensatório e proporcional ao restante do corpo. Porém, deve-se lembrar que o “excesso de gordura” em outras regiões vizinhas do abdómen ainda existirá, sendo aconselhado que tais pacientes sigam um tratamento clínico ou fisioterapêutico para equilibrar as diversas partes entre si.01

  • É verdade que será feito um novo umbigo?

Não, na maioria dos casos. O seu próprio umbigo será utilizado e, se necessário, remodelado. Deve-se levar em conta que, circundando o umbigo, existirá uma cicatriz que sofrerá a mesma evolução da cicatriz inferior (vide tópico “cicatrizes”). Existem várias técnicas para a reimplantação do umbigo. Todas elas são passíveis de futuras revisões cirúrgicas, caso venha a ser necessário. Isto acontece em decorrência da anomalia na evolução cicatricial de certas pacientes e é passível de correção, mediante uma pequena cirurgia sob anestesia local, após alguns meses. Em casos específicos, porém, pode ser necessária a confecção de um novo umbigo por meio de pequenos retalhos de pele da parede abdominal na topografia em que o umbigo deve-se posicionar.

  • A dermolipectomia abdominal corrige aquele excesso de gordura sobre a região do estômago?

Nem sempre. Isso depende do seu tipo de tronco (conjunto tórax e abdómen). Se ele for do tipo curto, dificilmente será corrigido. Sendo do tipo longo, o resultado será mais favorável. Também tem grande importância, sob esse aspecto, a espessura do panículo adiposo (espessura da gordura) que reveste essa área do corpo.

  • Qual o tipo de maiô que poderei usar após a cirurgia?

O tipo de maiô dependerá exclusivamente de seu próprio manequim. Nos casos em que os resultados forem mais naturais, decotes inferiores mais “generosos” poderão ser usados. Lembre-se que o bisturi do cirurgião apenas aprimora suas próprias formas, que poderão ser melhoradas ainda mais com os cuidados complementares de um (a) esteticista ou fisioterapeuta, iniciados logo nas primeiras semanas após a cirurgia, conforme indicação médica.

  • Poderei ter filhos futuramente? O resultado não ficará prejudicado?

O seu médico ginecologista lhe dirá da conveniência ou não de nova gravidez. Quanto ao resultado, poderá ser preservado, desde que na nova gestação seu peso seja controlado. Aconselhamos, entretanto, que tenha todos os filhos programados antes de se submeter a uma dermolipectomia abdominal.

  • Ouvi dizer que o pós-operatório da dermolipectomia abdominal é muito doloroso. É verdade?

Não. Uma dermolipectomia de evolução normal não deve apresentar dor importante. O que existe é uma confusão por parte de certas pacientes que são operadas simultaneamente de outras cirurgias, como as ginecológicas, e, por isso, relatam dor pós-operatória. Nem todos os cirurgiões costumam recomendar essa associação de cirurgias, por constituir certo risco operatório, além de poder apresentar inconvenientes como dor e resultados menos favoráveis.

  • Há perigo nesta operação?

Raramente a cirurgia de dermolipectomia abdominal traz sérias complicações, desde que realizada dentro de critérios técnicos. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente para o ato operatório, além de ponderarmos sobre a conveniência de associação desta cirurgia simultaneamente a outras. O perigo não é maior e nem menor do que o existente em qualquer outra cirurgia eletiva ou mesmo em uma viagem de avião ou de automóvel ou até no simples atravessar de uma rua.

  • Em quanto tempo atingirei o resultado definitivo?

No tópico “cicatrizes” foram feitas algumas ponderações sobre a evolução da cicatriz. Entretanto, resta ainda acrescentar algumas observações sobre o novo abdómen:

Nos primeiros meses, o abdómen apresenta uma insensibilidade relativa, além de estar sujeito a períodos de “inchaço”, que regride espontaneamente. Nesta fase, poderá ficar com aspecto de “esticado” ou “plano”.

Com o decorrer dos meses, tendo-se iniciado os exercícios orientados para modelagem, vai-se graduadamente atingindo o resultado definitivo. Não se deve considerar como definitivo qualquer resultado antes de 12 a 18 meses de pós-operatório.

Mas onde posso fazer uma abdominoplastia? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre abdominoplastia visite o nosso site em www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Abdominoplastia – Perguntas frequentes