Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Cicatrizes da Lipoaspiração e lipoescultura

Cicatrizes da Lipoaspiração e lipoescultura

A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico que permite redução do volume de gordura em áreas específicas do corpo, proporcionando melhora do contorno

corporal.

Existe certa confusão entre os termos lipoaspiração e lipoescultura. A lipoaspiração é o recurso utilizado para a confecção da lipoescultura, podendo haver aspiração de gordura em áreas selecionadas com ou sem sua reintrodução em determinadas regiões. De modo geral, os dois termos são usados como sinônimos.

Captura de ecrã 2016-01-22, às 10.51.27

Os melhores resultados da lipoaspiração são obtidos quando o (a) paciente, embora apresente um peso adequado, possui, em certas partes do corpo, gordura localizada que não responde aos tratamentos de emagrecimento ou aos exercícios físicos. A cirurgia pode ser realizada em pacientes acima do peso, porém quanto mais distante o paciente estiver do seu peso ideal, mais difícil será atingir o resultado esperado.

Outro aspecto a ser considerado é presença ou não de flacidez cutânea. A pele possui elasticidade que lhe permite retrair e se adaptar, em certo grau, ao volume resultante após a lipoaspiração. Porém, nos casos em que a flacidez é evidente, há a possibilidade de que a pele não consiga se retrair e acompanhar o novo volume, podendo estar indicada a associação de outras cirurgias, como a abdominoplastia.

Existem informações errôneas relacionadas a esta cirurgia, geradas por casos excepcionais de pacientes operados (as) em condições adversas à normalidade. Deixe que seu cirurgião plástico informe sobre a conveniência de associá-la a outra (s) cirurgia (s) e pondere bastante sobre as vantagens e desvantagens de tal associação.

Cicatrizes

As cicatrizes resultantes de uma lipoescultura ou lipoaspiração são mínimas e podem localizar-se em diversas partes do corpo, de modo a permitir acesso às áreas a serem tratadas. Seu tamanho varia de 5 a 8 milímetros e são planejadas para ficarem pouco visíveis.

De modo geral as cicatrizes passam pelas seguintes fases:

  • Período imediato: vai até o 30º dia e a cicatriz apresenta-se com aspecto excelente e pouco visível. Alguns casos apresentam discreta reação aos pontos ou ao curativo.
  • Período mediato: vai do 30º dia até o 12º mês. Neste período haverá espessamento natural da cicatriz, bem como mudança na tonalidade de sua cor, passando de “vermelho” para o “marrom”, que vai, aos poucos, clareando. Este período, o menos favorável da evolução cicatricial, é o que mais preocupa as pacientes. Como não podemos apressar o processo natural da cicatrização, recomendamos às pacientes que não se preocupem, pois o período tardio se encarregará de diminuir os vestígios cicatriciais.
  • Período tardio: vai do 12º ao 18º mês. Neste período, a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente, atingindo, por fim, o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado definitivo deverá ser feita após este período.

Anestesia

Anestesia geral, peri-dural ou local assistida.

Duração da cirurgia

Dependendo da extensão das áreas a serem tratadas, o tempo varia de 1 a 3 horas, podendo ser ultrapassado em alguns casos. Entretanto, o tempo do ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.

Período de internação

Dependendo da extensão da área aspirada e do tipo de anestesia, o período de internação poderá variar de algumas horas até um dia.

Retirada dos pontos

Os pontos são retirados, geralmente, em 5 a 7 dias de pós-operatório.

Mas onde posso fazer uma lipoaspiração e lipoescultura? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116/7. Para mais informações sobre lipoaspiração e lipoescultura visite o nosso site em www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Cicatrizes da Lipoaspiração e lipoescultura