Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Abdominoplastia

Abdominoplastia

A abdominoplastia evolui muito nos últimos anos.

Desde o início do século XX, quando se fez a primeira cirurgia abdominal com finalidade estética, que as técnicas de abdominoplastia têm se desenvolvido e evoluindo até chegar aos moldes como é feita hoje, com cicatrizes muito bem posicionadas, respeitando a unidade anatómica do abdómen e sem deixar estigmas de uma cirurgia plástica.

Para que se realize uma abdominoplastia adequadamente e chegue a resultados que superem as expectativas do(a) paciente, é necessário que se entenda que o abdómen é uma região do corpo, que faz parte do tronco, e que tem algumas particularidades que devem ser observadas e respeitadas.

Por exemplo, as irregularidades de relevo que são intrínsecas ao abdómen: saliências e depressões que são devidas à projecção das estruturas ósseas e musculares e a conjunção destas na parede do mesmo, que por vários motivos (um exemplo clássico é a grashutterstock_3547777videz) podem sofrer alterações e distorções que comprometem a estética abdominal.

Outro aspecto é ter em atenção os limites do abdómen, para que se posicione da melhor forma as cicatrizes (a inferior, próximo ao púbis e a umbilical), sabendo que muitas vezes estas cicatrizes podem sofrer algumas alterações que são dependentes de cada indivíduo e das suas características particulares.

As indicações para a realização de uma abdominoplastia são várias, dependendo das queixas apresentadas pelo paciente, da história clínica que originou o excesso de pele e/ou gordura, do exame clínico feito pelo médico cirurgião plástico e estético, das comorbidades (doenças associadas) que possam existir e das expectativas em relação ao procedimento.

É necessário ter a noção que existem situações clínicas que são contra-indicações para a realização do procedimento, e essas situações devem ser diagnosticadas durante a consulta médica, para que o paciente não seja exposto a riscos desnecessários.

A cirurgia plástica ao abdómen, quando bem indicada e realizada, tem resultados muito satisfatórios, por vezes ajudando o(a) paciente a recuperar a sua auto-estima e auto-imagem.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de tratamentos estéticos deve ser efectuado por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer Abdominoplastia? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre Abdominoplastia  visite o nosso site em www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Abdominoplastia