Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Mamoplastia de aumento, a cirurgia do momento!

Mamoplastia de aumento, a cirurgia do momento!

Dia29 Faccia

A mamoplastia de aumento, com colocação de próteses de silicone, é a cirurgia de eleição para o aumento e/ou projeção da mama.

As próteses mamárias que se usam hoje em dia são constituídas por um invólucro de silicone teorizado
cheio de gel coesivo. Isto é, se as próteses se romperem este gel não extravasa e fica no local.

Existem próteses de vários tamanhos e formas.

A qualidade do material das próteses melhorou muito nos últimos anos, proporcionando uma maior segurança e uma menor necessidade de troca dos implantes ao fim de alguns anos.

Antes da cirurgia, a paciente deve realizar uma ecografia e/ou mamografia para avaliação do tecido mamário, com o objectivo de detectar a presença de lesões suspeitas que mereçam uma investigação mais detalhada.

Após a colocação dos implantes mamários, a reacção natural do corpo é formar uma membrana fibrosa ou cicatriz chamada cápsula ao redor das próteses. Normalmente, o implante fica envolvido naturalmente por essa cápsula, que permanecerá fina e sem problemas. Infelizmente, nalgumas pacientes este tecido pode contrair, levando a que a mama fique mais arredondada, dura, apresente bordos marcados e surga uma aparência não natural e/ou dor.

Isto pode ocorrer logo após a cirurgia ou após alguns anos e a intensidade desta resposta é variável e imprevisível.

Felizmente, factores como a evolução do material utilizado na produção dos implantes, os refinamentos das técnicas cirúrgicas e a utilização de medicamentos específicos diminuíram a incidência da contratura capsular significativamente.

Actualmente, este fenómeno ocorre em menos de 2-4% das pacientes e o tratamento consiste basicamente na remoção do tecido cicatricial e a remoção ou troca do implante.

A realização da mamoplastia de aumento está indicada em casos de insatisfação com o tamanho das mamas uma vez que melhora o contorno corporal e eleva a autoestima das mulheres.

Está indicada, também, para corrigir assimetrias (diferença de tamanhos) e atrofia das mamas após a gravidez.

Após a realização do exame clínico e a realização de uma história clinica detalhada, é definido o diagnóstico e determinado as possibilidades cirúrgicas. Esta cirurgia exige um senso estético apurado por parte do cirurgião, que não pode ter em atenção apenas os desejos da paciente, mas também ter em atenção as características anatómicas de cada corpo de forma a atingir o melhor resultado possível que idealmente deverá corresponder à expectativa da paciente.

Na consulta, o médico e a paciente decidem juntos os tamanho e forma das próteses a serem colocadas. Temos sempre em consideração o desejo da paciente e também certos aspectos como o volume das mamas pré-existente, a simetria, a posição da aréola e mamilo, as características e elasticidade da pele, a largura do tórax e anca e altura da paciente, entre outros.

A prótese é inserida através de uma pequena incisão de cerca de 3 cm que se pode localizar no sulco infra-mamário, na região periareolar ou na axila sendo colocada sob a mama ou sob a musculatura do torax, dependendo de cada caso.

Logo após a cirurgia já pode observar o resultado da mesma, embora as mamas fiquem inchadas cerca de 30 dias.

Após a alta deve andar e alimentar normalmente, não sendo necessário permanecer acamada, podendo retomar actividades moderadas após 2 dias da cirurgia.

O resultado final pode ser apreciado somente com a acomodação total dos tecidos e a reabsorção total do inchaço, que ocorrem tipicamente após 3-6 meses.

O resultado obtido com a utilização precisa da técnica associada a uma escolha adequada da prótese é uma paciente extremamente satisfeita e com a auto-estima elevada.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de cirurgias estéticas devem ser efectuadas por um especialista, cirurgião plástico e estético, reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do  respectivo país. Pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma mamoplastia de aumento? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre mamoplastia de aumento visite o nosso site em www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Mamoplastia de aumento, a cirurgia do momento!