Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Descubra 10 factos que o seu cirurgião plástico quer que saiba

Descubra 10 factos que o seu cirurgião plástico quer que saiba

Descubra 10 factos que o seu cirurgião plástico quer que saiba

Conheça os 10 factos que um bom cirurgiao plástico quer que os seus pacientes saibam.

  1. É importante que tenha expectativas realistas.

É essencial que a paciente saiba tudo o que envolve a cirurgia estética: compreender a sua complexidade, como é feita, o tempo de recuperação e o resultado final expectável. Apesar de diferentes cirurgiões terem diferentes formas de abordar estas questões, esclareça todas as suas dúvidas e só depois tome uma decisão consciente.

  1. Nem todas as cirurgias são más e exageradas.

É possível criar resultados que transformem as pacientes numa versão melhor e renovada delas próprias. Além disso, nem todas as visitas ao cirurgião plástico implicam uma cirurgia. Deve conversar com o médico e explicar-lhe os seus objetivos para que, em conjunto, decidam a melhor abordagem.

  1. Consultar um cirurgião plástico não certificado por ser mais barato pode ser fatal.

Isto pode ser bastante perigoso. Uma cirurgia descuidada ou mal preparada pode ter todo o tipo de consequências, desde uma pequena infeção a resultados drasticamente diferentes do pretendido, sangramentos anormais ou até, em alguns casos, morte da paciente. Certifique-se que o seu cirurgião tem as habilitações necessárias.

  1. Todas as cirurgias requerem um tempo de recuperação.

Quer pretenda uma cirurgia invasiva (por exemplo, um aumento mamário) ou apenas queira colocar Botox, o seu corpo vai necessitar de tempo para recuperar. Em média, este tempo de recuperação pode variar entre três e seis meses.

  1. Coloque sempre um limite aos tratamentos de Botox.


Colocar demasiado Botox para se parecer com uma imagem que tem em mente pode levá-la ao exagero. Apesar de, no fundo, tudo depender de si, um bom cirurgião plástico irá ajudá-la a decidir qual o melhor caminho para atingir os resultados que pretende.

  1. Quando não realizadas por um cirurgião qualificado, as cirurgias podem ter consequências negativas a longo termo.

A paciente deve ser sempre informada dos benefícios e dos riscos que a cirurgia que pretende fazer comporta e deve garantir que os compreende. Se o seu cirurgião não tiver as habilitações necessárias, os riscos serão muito mais graves e mais prováveis.

  1. Nunca minta ao seu cirurgião plástico.

Fale sempre com o seu médico sobre as cirurgias anteriores, problemas de saúde ou hábitos como fumar ou uso de drogas, isto porque estas questões podem ter influência no procedimento cirúrgico e também na recuperação pós-cirúrgica. Além disso, também deve informá-lo sobre qualquer medicação que esteja a tomar.

  1. Nem todos os procedimentos requerem retoques ou consultas de seguimento.

Existem vários procedimentos cirúrgicos menos complicados e menos demorados que podem dar-lhe os resultados que pretende mais facilmente e rapidamente sem ter necessidade de agendar novas consultas. Tudo depende dos seus objetivos e dos tipos de procedimento mais adequados para os atingir.

  1. Todas as cirurgias envolvem riscos.

Hoje em dia, com o avanço tecnológico que existe na área da cirurgia plástica, o número de riscos, bem como a sua gravidade, é cada vez menor, mas estes continuam a existir. O seu cirurgião plástico deve fazer uma análise dos riscos e dos benefícios envolvidos e decidir consigo qual a melhor opção para atingir os seus objetivos.

  1. Cirurgia plástica e cirurgia estética não são a mesma coisa.

A cirurgia estética é um dos dois ramos da cirurgia plástica que tem como objetivo realizar melhorias à aparência. O outro ramo da cirurgia plástica é a cirurgia reconstrutiva. Alguns médicos não reconhecidos como especialistas também praticam cirurgia plástica, sobretudo estética, pelo que deve sempre informar-se acerca do seu médico.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de tratamentos estéticos deve ser efetuado por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do  respectivo país. Pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma cirurgia plástica? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre a cirurgia plástica visite o nosso site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Descubra 10 factos que o seu cirurgião plástico quer que saiba