Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Implantes mamários e contratura capsular

Implantes mamários e contratura capsular

A contratura capsular é o endurecimento dos implantes mamários devido a formação de um tecido cicatricial que envolve os implantes de silicone durante o processo natural, fisiológico, após a mamoplastia de aumento.

Pode ser problemático se o implante endurecer ao ponto de se deformar e se tornar perceptível ao toque, à observação, além de causar dor. É importante saber que a contratura capsular se pode desenvolver meses ou mesmo anos após a cirurgia de mamoplastia de aumento.

Uma das condições que se deve ter em atenção para que não se desenvolva esta Mamoplastia de Aumentosituação é a opção por uns implantes mamários de silicone, texturados, e com aprovação pela F.D.A. (Food and Drug Administration).

Mas qual o risco de desenvolver a contratura capsular?

É difícil dar um número em geral dado que a taxa de desenvolvimento de contratura capsular depende do tipo e marca de implantes. Como a formação da contratura capsular é uma resposta natural do corpo, 50% das pacientes desenvolvem uma leve e imperceptível contratura capsular que não é realmente um problema. Muitos cirurgiões alegam que a formação de um tecido cicatricial em torno dos implantes pode até ser benéfico, uma vez que o tecido cicatricial serve como uma segunda camada protectora para os implantes de silicone.

O importante é “não” deixar que o tecido cicatricial endureça. O problema ocorre em 7% das pacientes que não seguem medidas preventivas. Este número é um valor relativo a todas as marcas e tipos de implantes e referem-se a um tipo grave de contratura capsular que contrai, enrijece e deforma o implante de silicone. Estas alterações reflectem-se nos seios dando origem a deformidade dos mesmos.

Ao se falar sobre a contracção capsular é natural que surgem outras questões sobre se existe alguma maneira de a prevenir, ou caso a mesma se instale, o que se poderá fazer. O primeiro passo é escolha da melhor opção cirúrgica e da melhor marca de implantes. Se for possível para o seu caso clínico, opte por colocar os implantes de silicone por debaixo do músculo peitoral.

Discuta, também, com o seu cirurgião sobre a assépsia cirúrgica, a lavagem comfaccia - mamoplastia de aumento antibióticos do local onde irá ser colocado o implante, a mudança das luvas cirúrgicas de forma a se reduzir a probabilidade de contaminação com a bactéria Staphylococcus Epidermidis, que parece estar relacionada com o aparecimento de contratura capsular, e também sobre a qualidade dos implantes de silicone contra rupturas. O segundo passo é “exercitar” os implantes. O exercício, ou massagem, dos implantes parece ter uma influência na prevenção da formação da contratura capsular grave.

No caso de uma contratura capsular grave o tratamento passa necessariamente por uma intervenção cirúrgica em que se tenta remover o tecido cicatricial e o implante afetado e introduzir um novo implante com características que inibam a formação de tecido cicatricial.

Porém, não há garantias que a contratura capsular não aconteça novamente. Independentemente da gravidade da contratura capsular, ela não afecta a saúde dos seios, portanto não precisa ser tratado apenas por estar preocupada que isto possa originar problemas de saúde.

O tratamento aplica-se somente quando a paciente deseja corrigir a deformidade estética nos implantes afectados por uma contratura capsular grave.

Mas onde posso fazer uma mamoplastia de aumento? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116/7.

Para mais informações sobre mamoplastia de aumento? visite o nosso site em www.faccia.pt

be a pal and share this would ya?
Implantes mamários e contratura capsular