Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Notícias especulativas sobre implantes mamários

Notícias especulativas sobre implantes mamários

Chest of a young woman

Nos últimos dias surgiram nos órgãos de comunicação social uma noticia bombástica Implantes mamários causam cancro, na sequência da noticia publicada pelo diário francês Le Parisien, em que tentam correlacionar o surgimento de casos de Linfoma Anaplásico de Células Grandes (LACG) [Anaplastic Large Cell Lymphoma (ALCL)] com implantes mamários.

Esta conclusão é no mínimo abusiva e especulativa e merece toda a nossa atenção na tentativa do esclarecimento exacto do verdadeiro e real problema.

Sendo este um tema interessante do ponto de vista noticioso, é natural que a comunicação social lhe dê relevo, o que, naturalmente irá suscitar algumas questões e preocupação junto das pacientes.

Assim sendo, faz todo o sentido tentarmos tranquilizar e esclarecer todas as pacientes que tenham implantes mamários.

Vejamos os factos:

  1. Foram detectados 18 casos de Linfoma Anaplásico de Células Grandes (LACG/ALCL) em 4 anos em França, onde se estima a existência de 400.000 mulheres com implantes. São muito poucos casos (0,0045%) e a sua vinculação aos implantes mamários é posta em questão por muitos médicos em todo o mundo;
  2. Em nenhum país do mundo as Agências de Saúde recomendam aos especialistas que modifiquem as suas boas prácticas actuais por causa do LACG (ALCL);
  3. As empresas dos implantes mamários, onde se inclui a Allergan leva cada caso de LACG(ALCL) muito a sério e trabalham estreitamente com as Autoridades de Saúde em todos os países de Europa.

Adicionalmente:

  1. A Agência Nacional Francesa de Medicamentos e Produtos de Saúde e Segurança (ANSM) afirma expressamente no seu comunicado que não pode ser estabelecida nenhuma ligação estatística entre uma marca particular de implantes e o aparecimento de LAGC/ALCL (“Y-a-t-il des marques de prothèses concernées par le risque de LAGC ? A ce stade, aucun lien statistique na pu être établi entre une marque particulière de prothèse et la survenue de LAGC.);
  2. Esta situação não é nova e é conhecida há muitos anos pela Food and Drug Administration (FDA), que já em Janeiro de 2011 emitiu uma publicação donde afirmava textualmente não haver evidência estatística que confirme que os implantes mamários provocavam ALCL/LAGC (“Based on available information, it is not possible to confirm with statistical certainty that breast implants cause ALCL. At this time, data appear to indicate that the incidence of ALCL is very low, even in breast implant patients. Currently it is not possible to identify a type of implant (silicone versus saline) or a reason for implant (reconstruction versus aesthetic augmentation) associated with a smaller or greater risk.”);
  3. Sendo o risco de LACG/ALCL extremamente reduzido, a Food and Drug Administration (FDA) continua a garantir que os implantes mamários aprovados pela Food and Drug Administration (FDA) (caso da Allergan e Mentor na Europa) são seguros e efectivos quando utilizados conforme as instruções (Because the risk of ALCL appears very small, FDA believes that the totality of evidence continues to support a reasonable assurance that FDA-approved breast implants are safe and effective when used as labeled.”);
  4. Num estudo prospectivo realizado a 43.000 mulheres com implantes mamários e uma análise até 37 anos de seguimento, não se observaram diferenças na incidência de Linfoma Não Hodgkin (LNH) entre as pacientes com implantes mamários e as que não tinham implantes (Lipworth, Tarone, and McLaughlin (2009)).

O Linfoma Anaplásico de Células Grandes (LACG) é um tipo de Linfoma Não Hodgkin extremamente raro que afecta as células do Sistema Imunológico e representa menos de 1% dos tumores malignos de mama*.

Durante os últimos 15 anos, tem havido um certo debate científico sobre casos esporádicos de LACG sendo reportado, muito raramente, por mulheres que também se submeteram a processos de implantes mamários.

As Agências Reguladoras de Saúde de todo o mundo, incluindo a Food and Drug Administration (FDA), a Agência Nacional Francesa de Medicamentos e Produtos de Saúde e Segurança (ANSM), o Ministério de Saúde de Itália e o Ministério dos Medicamentos e Produtos Saúde (MHRA) do Reino Unido têm avaliado continuamente estes relatórios.

As Agências de Saúde reconhecem que os casos representam uma pequena amostra dos aproximadamente 5-10 milhões de mulheres que receberam implantes de mama em todo o mundo e recomendam aos especialistas que não modifiquem as suas boas prácticas actuais por motivo do LACG.

Ainda assim, as Agências recordam a importância de proceder a inspecções periódicas dos seios com os especialistas e recomendam consultar o médico sempre que se note alguma alteração na mama ou exista algum tipo de preocupação ao respeito.

A Allergan, líder no mercado de implantes mamários, é um das empresas particularmente visada no documento emitido em França e é a primeira empresa comprometida com a máxima qualidade e com a formação dos médicos que utilizam os seus implantes, por isso, a Allergan leva cada caso de LACG muito a sério e trabalha estreitamente com as Autoridades de Saúde em todos os países de Europa com vista ao esclarecimento de eventuais dúvidas que possam existir..

Caso deseje mais informação poderá consultar o site http://www.fda.gov/MedicalDevices/ProductsandMedicalProcedures/ImplantsandProsthetics/B reastImplants/ucm239996.htm#executivesummary

be a pal and share this would ya?
Notícias especulativas sobre implantes mamários