Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Otoplastia ou Cirurgia da Orelha

Otoplastia ou Cirurgia da Orelha

Provavelmente a característica que mais sugere uma cirurgia plástica facial é a “Orelha em Abano”.

As crianças, vítimas de apelidos como “Dumbo” ou “Mickey”, são os candidatos mais prováveis para a realização da otoplastia ou cirurgia da orelha de abano.

Esta cirurgia pode ser realizada em qualquer idade, após o atingimento do crescimento da orelha (5-6 anos de idade).

Mesmo se as orelhas são apenas levemente distorcidas, a condição pode levar à baixa auto-estima e até má adaptação escolar.

Além de “fixar para trás” as orelhas, também é possível remodelá-las, reduzi-las, ou torna-las mais simétricas.

Caso você já tenha se perguntado como é que a cirurgia da orelha de abano, ou otoplastia poderá melhorar a sua aparência, aumentar a sua auto-confiança, ou mesmo a sua saúde, é bom que conheça como é que é realizada esta cirurgia e o que pode esperar dela.

A otoplastia não altera a sua capacidade auditiva, mas bem sucedida, faz com que a orelha esteja em proporção com o tamanho e a forma do rosto e da cabeça.

Ao considerar efcetuar uma otoplastia, os pais devem estar confiantes e pensar que é no interesse da criança. A atitude positiva em relação à cirurgia é um factor importante em toda Cirurgia Plástica Facial, mas é especialmente crítico quando o paciente é uma criança ou adolescente.

Candidatos adultos para a realização de uma otoplastia devem compreender que a cartilagem há anos plenamente desenvolvida não fornece a mesma capacidade de moldagem que em crianças.

image016

Uma consulta com um Cirurgião Plástico Facial pode ajudar os pais a decidir o que é melhor para seu filho, não só esteticamente, mas também psicologica e fisicamente.

O tempo (ou “Timing”) é sempre uma consideração importante. Se possivel a cirurgia deve ser efectuada em criança por dois aspectos: a cartilagem é muito mais flexível e, portanto, permite maior facilidade de remodelação, e em segundo, a criança vai experimentar os benefícios psicológicos da melhoria estética.

Durante a consulta, o cirurgião estético examinará a estrutura da orelha e discutirá as possibilidades técnicas para correcção dos problemas. Mesmo que apenas uma orelha precise ser “presa” para trás, a cirurgia provavelmente será recomendada em ambas as orelhas, para atingir uma aparência mais natural e simétrica.

Em condições normais, a otoplastia demora cerca de duas horas, utilizando-se a combinação de anestesia local e um sedativo suave.

A cirurgia começa com uma incisão, logo atrás da orelha, ou próximo da prega natural onde a orelha se une à cabeça. O cirurgião removerá então a quantidade necessária de cartilagem e pele para alcançar o efeito desejado ou então faz apenas uma remodelação da cartilagem do pavilhão auricular. Nalguns casos, o cirurgião corta a cartilagem, remodelando-a numa forma mais conveniente e, em seguida, puxa a cartilagem para trás com suturas permanentes para mantê-la nesta posição.Noutros casos, não se retira nenhuma cartilagem. Usa-se apenas suturas permanentes para remodelação da cartilagem.

Depois de esculpir a cartilagem da forma desejada, o cirurgião fará “suturas âncora” na orelha até à cicatrização para prendê-la na posição desejada e depois é feito um penso modelante que permanecerá por alguns dias.

A maioria dos pacientes sentem algum desconforto leve. Se está acostumado a dormir de lado deve ter a preocupação de evitar dormir sobre as orelhas, pelo menos, uma semana.

Está recomendado usar um banda tipo ténis, para manter as orelhas na posição desejada, por várias semanas após a cirurgia.

Mas onde posso fazer uma otoplastia? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116/7.

Para mais informações sobre otoplastia visite o nosso site em www.faccia.pt

be a pal and share this would ya?
Otoplastia ou Cirurgia da Orelha