Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Os benefícios e os riscos da Lipoaspiração

Os benefícios e os riscos da Lipoaspiração

O Brasil é o segundo país do mundo em realizações de cirurgias plásticas, ficando atrás somente dos EUA. Um dos procedimento cirúrgicos mais realizados, de acordo com os resultados de um estudo feito em 2013 pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps) junto a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC), é a lipoaspiração.02

A técnica consiste na retirada de gordura localizada, com o uso de cânulas e um dispositivo de vácuo. Em geral, o procedimento é feito em regiões como barriga, costas, pernas, coxas, braços, pescoço e cintura. O procedimento visa remodelar áreas específicas do corpo, removendo o excesso dos depósitos de gordura, para, desta forma, melhorar os contornos e proporções do corpo.

Benefícios da lipoaspiração

Características genéticas levam algumas áreas a acumular mais e gastar menos gordura, com isso são criados depósitos de tecido adiposo que não são eliminados mesmo com a rotina de exercício físico e alimentação balanceada. Por esse motivo, algumas pessoas recorrem à lipoaspiração para remodelar os contornos do corpo.

Em alguns casos, a lipoaspiração é realizada isoladamente, em demais casos, ela é usada com procedimentos de cirurgia plástica como a redução de mama ou a abdominoplastia. A lipoaspiração é um procedimento que não trata obesidade e não exclui a prática de atividade física e bons hábitos alimentares, assim, indivíduos com áreas de gordura no corpo e que se exercitam regularmente são os melhores candidatos a este procedimento, pois só com a manutenção de hábitos saudáveis é que os resultados serão mantidos.

Candidatos ideais para o procedimento

  • Adultos, com até 30% acima do seu peso ideal, que têm a pele firme e bom tônus muscular;
  • Indivíduos saudáveis que não tenham doença com risco de vida ou condições médicas que possam prejudicar a cicatrização;
  • Não fumantes.

Possíveis riscos da cirurgia

A decisão de se submeter à lipoaspiração é bastante particular e é você quem deve decidir se os benefícios atingirão os seus objetivos e se os riscos e potenciais complicações são aceitáveis. O cirurgião plástico e/ou assistentes explicam, detalhadamente, os riscos associados à cirurgia. Como todo procedimento cirúrgico, a técnica oferece riscos que envolvem a exposição à anestesia e recuperação.

Além disso, pode haver sangramento, má cicatrização, acúmulo de líquidos, podem permanecer pequenas cicatrizes, inchaço prolongado e até trombose venosa, contudo, a probabilidade de complicações está relacionada com a presença, no paciente, de fatores ou situações de risco, sendo as principais: obesidade, história prévia de complicações, como trombose, tabagismo, doenças genéticas do sistema de coagulação do sangue, diabetes ou hipertensão, por isso a consulta pré-operatória e a escolha de um cirurgião plástico habilitado e experiente é de fundamental importância, para que todos os cuidados sejam observados.

Resultados

Em até três semanas o paciente já está livre dos roxos. O inchaço causado pela cirurgia desaparece após alguns meses. A cinta compressora deve ser usada por um mês, para ajudar a diminuir o inchaço e os focos roxos, além de ajudar a modelar o local.

Quando o inchaço desaparecer, o novo contorno corporal será visível. Após esse período, quando o corpo conquistou as novas formas, o paciente deve manter o peso adequado a sua estrutura corporal e adotar um estilo de vida saudável, com isso os resultados da cirurgia terão um benefício a longo prazo.

Se você tem interesse na lipoaspiração, procure um cirurgião plástico habilitado para tirar todas suas dúvidas sobre o procedimento. Não deixe de perguntar sobre os cuidados pré e pós-operatórios e saber a opinião dele a respeitos dos resultados reais que você pode obter.

Mas onde posso fazer uma lipoaspiração? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116/7. Para mais informações sobre lipoaspiração visite o nosso site em www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Os benefícios e os riscos da Lipoaspiração