Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Lipoaspiração e tratamento de gordura localizada, cuidados pós-operatórios

Lipoaspiração e tratamento de gordura localizada, cuidados pós-operatórios

A lipoaspiração é o único procedimento que trata sem qualquer dúvida a acumulação de gordura localizada. Não vale a pena gastar dinheiro e tempo em efetuar tratamentos que não estão aceitas pela comunidade científica como eficazes no tratamento de gordura localizada.

E com isto estou a referir-me mesmo a algum tipo de tratamentos que estão frequentemente presentes na nossa comunicação social como sendo eficazes e muitas das vezes associadas a imagens de antes e depois totalmente enganadoras.

Já pensou que se de facto isto fosse verdade todos os outros tratamentos não faziam sentido?

Bodybuilding. Strong man and a woman posing.

De facto a lipoaspiração é o único tratamento eficaz para o tratamento de gordura localizada, quer queira quer não queira. Tudo o resto são formas enganadoras de ganhar dinheiro e sem se conseguir resolver o problema essencial.

Tão importante quanto a cirurgia de lipoaspiração em si, são os cuidados pós-operatórios, que, se não forem respeitados, podem prejudicar o bom resultado do procedimento cirúrgico.

Isto é válido para todos os tipos de procedimentos cirúrgicos.

Diversos fatores influenciam a recuperação pós-operatória, tais como a raça, o sexo, idade, a extensão da lipoaspiração, as áreas/zonas lipoaspiradas, as características pessoais de cicatrização, a capacidade física de recuperação, a sensibilidade à dor, a genética, etc..

Alguns destes cuidados pós-operatórios são:

  1. Os pontos são retirados, em média, entre o 7.º e o 14.º dia;
  2. Deve usar uma cinta elástica que deve ser colocada imediatamente, após a realização do procedimento, ainda na sala da cirurgia. Esta cinta é para ser usada cerca de 30 a 40 dias, podendo ser removida, somente, para tomar banho. A cinta elástica tem uma função modeladora, permite reduzir o edema (inchaço) através de leve compressão e permite manter imóvel a área submetida à lipoaspiração enquanto a pele e as áreas lipoaspiradas vão sofrendo uma retração progressiva dos tecidos ate se adaptem à nova forma. Assim, depois do período de utilização indicado, poderá ser usada somente a noite, por um período que pode variar de 30 a 60 dias dependendo da evolução do paciente. O modelo de cinta mais indicado depende da área lipoaspirada.
  3. Os pensos são feitos regularmente.
  4. Nos primeiros dias deve restringir a sua atividades a movimentos limitados e sem esforço, sendo recomendável que caminhe dentro de casa e não deve permanecer deitada todo o dia.
  5. A drenagem linfática é útil na redução do inchaço, para evitar a acumulação de líquido debaixo da pele e na prevenção de eventuais irregularidades, podendo ser necessário diversas sessões no primeiro mês. Normalmente tem início após o quinto dia do pós-operatório. A maior parte do inchaço desaparece após o 2.º mês de pós-cirúrgico. Um edema residual pode permanecer até seis meses e em alguns casos até um ano.
  6. A paciente pode retomar as suas atividades laborais cerca de 5 a 7 dias (em média) após a lipoaspiração, mas não deve fazer qualquer esforço físico. O retomar das atividades normais também depende da extensão do procedimento. Após a primeira semana pode iniciar caminhadas leves e as atividades físicas maiores podem ser iniciadas cerca de um mês, dependendo da avaliação médica. Após 45 dias, o paciente já pode praticar todo o tipo de desportos e efetuar todo o tipo de atividade física.
  7. É fundamental a ingestão de água (no mínimo 2,5 litros) e sumos naturais dado que é necessário a reposição de líquidos devido ao jejum e devido à perda de líquido na própria cirurgia. De resto não há qualquer restrição alimentar. Não se deve esquecer de consumir alimentos saudáveis, ricos em fibras e frutas, legumes e verduras.
  8. Não deve expor-se ao sol nos primeiros três meses.

Mas onde posso fazer uma lipoaspiração? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116/7.

Para mais informações sobre lipoaspiração visite o nosso site em www.faccia.pt

be a pal and share this would ya?
Lipoaspiração e tratamento de gordura localizada, cuidados pós-operatórios