Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Mamoplastia de aumento

Mamoplastia de aumento

Os implantes de prótese mamária ou mamoplastia de aumento é um dos procedimentos de cirurgia plástica mais comuns realizados atualmente. Com o decorrer do tempo, fatores como idade, a genética, a gravidez, as alterações do peso, a exposição ao sol e a gravidade podem alterar o tamanho e a forma das mamas. Mulheres que estão insatisfeitas com o tamanho, ou tiveram alterações na forma das suas mamas podem obter umas mamas mais firmes e atraentes com a realização da mamoplastia de aumento.

03

Na mamoplastia de aumento a prótese é colocada numa bolsa formada no tecido mamário. A cirurgia pode aumentar o tamanho das mamas ou deixá-las mais simétricas, devolver o seu volume, ou reconstrui-las após perda total ou parcial. É importante lembrar que o implante mamário não consegue corrigir as mamas descaídas. Nesses casos geralmente é necessário uma mamoplastia de aumento, que pode ser realizada em conjunto com outro procedimento, que se designa de mastopexia.

Os implantes mamários de silicone foram aprovados pela FDA (Food and Drug Administration) em 2006, para fins estéticos, e são constituídos por uma ou várias camadas (capas) de um elastómero de silicone e preenchidas com gel de silicone. Não há evidências significativas de que os implantes de próteses de silicone aumentem o risco de cancro de mama ou causem outras doenças como as doenças do tecido conjuntivo ou doença autoimunes.

Os implantes mamários possuem uma grande variedade de formas, texturas e perfis. Podem ser redondos ou anatómicos e ter uma superfície lisa ou texturizada. O perfil de um implante mamário pode ser baixo, moderado ou alto. E também variam de tamanho ou volume.

O tipo, estilo e tamanho dos implantes escolhidos são determinados pelo seu estilo de vida, contorno corporal, quantidade de tecido mamário e tamanho e aparência desejados. Converse com o seu médico sobre o tipo de implante mamário ideal para você. A cirurgia de aumento mamário não é única nem é igual para todas as pessoas. Deve ser uma cirurgia altamente personalizada para que os resultados finais correspondam à sua expectativa.

A mama é formada por glândulas e ductos envolvidos por tecido adiposo que lhe dá forma e leveza. A elasticidade da pele também contribui para o seu formato. Certos fatores como idade ou gravidez, podem afetar a elasticidade da pele e do tecido mamário, o que faz com que haja alteração da sua forma e aparência.

As próteses mamárias podem ser colocadas em dois locais diferentes: submuscular e subglandular. No plano submuscular o implante é colocado parcial ou totalmente por debaixo do músculo grande peitoral, contra a parede torácica diretamente. No plano colocação subglandular a prótese é posicionada por debaixo do tecido mamário e por cima do músculo grande peitoral. O cirurgião plástico e estético pode ajudá-la a determinar o tipo mais adequado.

A duração do procedimento para colocação de próteses mamárias, normalmente, é de 1 ou 2 horas. Antes do início do procedimento a área a ser tratada é limpa e desinfetada e é anestesiada. Dependendo do cirurgião e da natureza do procedimento, pode fazer uma anestesia local com sedação ou anestesia geral.

A incisão axilar é feita na dobra natural da axila e com esta incisão não fica com nenhuma cicatriz na mama. É feita, por outro lado, uma pequena incisão em cada axila. Embora a incisão seja colocada em locais menos percetíveis, o seu tamanho e aspeto podem variar de acordo com o tipo e tamanho do implante, o contorno corporal da paciente e a preferência do cirurgião. Cuidadosamente separa-se o tecido mamário com um dispositivo próprio, o menos invasivo possível, e um bisturi, para chegar à área da mama em que será criada uma bolsa onde se colocará o implante.

01

Essa bolsa é criada com o auxílio de um instrumento conhecido como elevador, e dos próprios dedos do cirurgião. Ao contrário dos implantes salinos, que geralmente são inseridos vazios, os de silicone são pré preenchidos, o que, normalmente, requer uma incisão maior. As incisões são encerradas com suturas especiais e não é necessário retirar os pontos. As cicatrizes vão ficando cada vez menos percetíveis, mas podem demorar um ano até que desapareçam completamente.

Como em todos os procedimentos cirúrgicos a paciente pode sentir dor e inchaço na área operada. O inchaço diminui em poucos dias, mas pode persistir por algumas semanas. O uso de um soutien especial auxilia no processo de cicatrização. Estes soutiens de compressão proporcionam conforto e sustentação à mama, diminuem o inchaço e ajudam a manter a posição dos implantes, daí a importância de usá-lo conforme orientação médica.

Poderá voltar ao trabalho 3 a 7 dias após a realização do procedimento, no entanto é importante evitar atividades físicas intensas e carregar pesos por 3 ou 4 semanas. Caso contrário o processo de cicatrização será mais demorado e os implantes poderão mudar de local.

O resultado definitivo será visível depois dos implantes estarem adaptados e o inchaço tiver desaparecido por completo, o que, em média, se verifica por volta dos três meses.

É importante lembrar que a forma das mamas continuará a sofrer mudanças ao longo do tempo. Contudo, os resultados do implante de próteses mamárias normalmente são duradouros, o que significa que as mamas permanecerão firmes por muitos anos.

Para mais informações sobre mamoplastia de aumento visite o nosso site em www.faccia.pt

be a pal and share this would ya?
Mamoplastia de aumento