Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Cirurgias Faciais e processo de envelhecimento

Cirurgias Faciais e processo de envelhecimento

Nos últimos anos os avanços médicos permitem um melhor cuidado com a saúde e qualidade de vida e desta forma a esperança média de vida tem aumentado como é de conhecimento geral.

Por esta razão as pessoas procuram conservar o seu aspecto físico e, em especial, a sua face, tentando manter uma aparência mais jovem, menos cansada, que permita interagir, sem complexos, em todos os ambientes sociais da vida moderna.04

Claro que idealmente todos estes cidadãos devem começar desde a juventude a evitar muitos factores que aceleram o envelhecimento celular, como por exemplo a exagerada exposição ao sol, o stress, a falta de sono, o excesso de consumo de álcool e também drogas, incluindo as dietas ricas em gorduras e conservantes.

De outro lado existem factores protectores que retardam o processo de envelhecimento como sejam o desporto, a actividade física em geral, uma atitude positiva, um sono relaxado e tranquilo, uma dieta saudável rica em frutas e verduras, muita água e uma boa dose de bom humor; factores que diminuem a liberação de oxidantes (que são substâncias que contribuem para o envelhecimento) e aumentem os níveis de antio-oxidantes, que actuam a nível celular, previnem o envelhecimento.

Existem, por outro lado outros factores que infelizmente não se podem alterar como por exemplo, a passagem do tempo e a força da gravidade.

Geralmente o ser humano está programado para viver um número determinado de anos, embora existam famílias e populações com maior longevidade que outras. Os factores externos já enumerados, são os determinantes no prolongamento ou diminuição da vida útil pré-programada nos nossos genes.

É de conhecimento geral a existência de uma grande variedade de tratamentos cosméticos que ajudam a revitalizar os tecidos do rosto, aumentando a vascularização, exercitando os músculos e mantendo saudável a pele, e desta forma retardando o processo de envelhecimento.

Por outro lado também existem diversos procedimentos cirúrgicos minor ou ancilares que solucionam alterações de envelhecimento à medida que vão aparecendo, para que dessa forma se tente evitar o aparecimento a nível do rosto daquelas “marquinhas” da velhice.

Contudo, todos estes cuidados e procedimentos, não conseguem contrariar a flacidez dos tecidos e inexoravelmente a flacidez dos tecidos do rosto aparece devido à atrofia muscular e à diminuição da produção da elastina e colágeno, que somado à força da gravidade, puxa a pele e os tecidos sub-dérmicos e os músculos para baixo, acentuando cada vez mais as dobras e rugas, marcando os sulcos e “pendurando” a pele na linha da mandibula, no pescoço, nas bochechas, nas pálpebras e nas sobrancelhas, dando aquele aspecto envelhecido, cansado, fatigado e pesado que ninguém quer ter.

A cirurgia de rejuvenescimento facial (ritidectomia) envolve a parte mais visível do individuo, a sua carta de apresentação social e como tal representa uma grande carga emocional que afecta não somente a pessoa, mas também o seu envolvente familiar.

Por essas razões a consulta pré-operatória deve ser extensa para efectuar um diagnóstico preciso, esclarecer as expectativas, analisar a qualidade da pele, os antecedentes como hipertensão, diabetes, alcoolismo, tabaquismo, stress, depressão, dependência de droga e o uso de medicamentos que possa afectar a coagulação.

Deve explicar-se ao paciente a localização das linhas de corte, o possível comportamento das cicatrizes, os inchaços e equimoses que se surgem no pós-operatório e os cuidados que deve ter.

Se possível estas explicações devem ser feitas na presença de uma familiar próximo evitando angústias desnecessárias sobretudo nos primeiros 10 dias, quando os resultados não são bonitos ainda.

Ritidoplastia, lifting Facial, Face Lift

A cirurgia de rejuvenescimento fácil, designada de ritidectomia, lifting facial ou face-lift, é um acto sublime e único na vida de cada pessoa, cheio duma grande carga emocional e muitas expectativas, como tal devem tomar-se todas as medidas para que todo o processo decorra da melhor forma.

O ideal é que as cirurgias do rosto seja a primeira na manhã ou da tarde, com o paciente descansado e sedado, realizando-se a marcação das linhas de corte ao redor das orelhas, com prolongamento para o couro cabeludo, até a região occipital e até em cima à região temporal e frontal.

Já na sala de cirurgia o anestesista efectua uma sedação endovenosa. Enquanto o paciente dorme infiltra-se o rosto com a anestesia local e adrenalina para prevenir um sangramento excessivo. Depois, realiza-se as incisões e liberta-se a pele do pescoço, das bochechas e da testa. Depois de cauterizar alguns vasos que estejam a sangrar, traccionam-se e levantam-se os músculos do pescoço e das bochechas; em seguida avalia-se o excesso cutâneo a excitar e por fim encerra-se com pontos de fixação profunda e superficiais.

No mesmo tempo operatório pode realizar-se, também, uma blefaroplastia.

A duração da cirurgia é de aproximadamente de 5 horas.

Nos dois-três primeiros dias utiliza-se um penso compressivo e gelo para reduzir a inflamação e o inchaço. A dieta deve ser leve e com muitos líquidos para evitar o mastigar.

A actividade física deve ser moderada durante a primeira semana e para dormir ou repousar deve utilizar a cabeceira alta para evitar inchaços no rosto. No terceiro/quarto dia retira-se o penso compressivo e os pontos das pálpebras, se eventualmente for efectuada a blefaroplastia no mesmo tempo operatório.

No 8.º dia retiram-se os pontos à volta das orelhas e no dia 15 os pontos do couro cabeludo, podendo a partir desta data lavar o cabelo.

As linhas de cicatrização, por se encontrarem em lugares ocultos, são praticamente imperceptíveis depois do primeiro mês. A dor é mínima e controla-se com analgésicos comuns; além disso também deve fazer um anti-inflamatório e um antibiótico.

A incapacidade para retomar a sua vida é de cerca de 3 a 4 semanas.

É conveniente evitar a exposição ao sol durante três meses e utilizar sempre um bom protector solar para evitar que a pele fique com manchas.

Após o segundo mês, quando a inflamação já tenha quase desaparecido, já pode apreciar o resultado da cirurgia de rejuvenescimento fácil.

Geralmente, este resultado de rejuvenescimento mantém-se entre 10 a 15 anos, dependendo da idade e do estado em que se encontrava o rosto antes da cirurgia.

Esta cirurgia, tal como todas as cirurgias tem riscos.

Existem os riscos comuns a todas as cirurgias como sejam as reações alérgicas a algum medicamento, hemorragia de algum vaso sanguíneo com consequente formação de hematomas e eventualmente infecção de algum ponto. Na grande maioria, estas complicações, são facilmente controladas.

Também podem ocorrer uma paralisia facial, temporária ou definitiva, a nível das sobrancelhas ou da boca, mas se escolher um cirurgião estético com experiência neste tipo de cirurgia é muito raro que tal aconteça.

Geralmente, os riscos são mínimos quando se escolhe o profissional adequado que necessariamente deve ser um cirurgião plástico e estético.

Por isso nunca é mais referir que a realização deste tipo de cirurgia estética deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Com a cirurgia de rejuvenescimento fácil não só muda o seu rosto, que passa a ter um aspecto mais jovem e uma pele mais brilhante, mas também ocorre uma melhoria na sua auto-estima, acompanhado com um desejo de viver e desfrutar a vida.

Existe uma mudança integral no físico e na mente.

No físico todo mundo verá, e isso traduz-se numa redução de 10 anos ao lhe calcularem a idade. Já na componente mental traduz-se na sua maneira de encarar a vida e de viver o dia-a-dia com um sorriso nos lábios.

 

Mas onde posso fazer Cirurgias Faciais ? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116.

Para mais informações consulte o site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Cirurgias Faciais e processo de envelhecimento