Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Mamoplastia de aumento e cicatrizes

Mamoplastia de aumento e cicatrizes

A mamoplastia de aumento é uma das cirurgias estáticas mais realizadas actualmente.

Como todas as cirurgias implicam a realização de incisões consequentes cicatrizes.

A localização mais frequente das incisões na mamoplastia de aumento são:

  • no sulco inframamário
  • na região periareolar
  • na axila

A incisão localizada no sulco inframamário é talvez a mais utilizada devido à facilidade de acesso à mama o que oferecendo um elevadovel de controle durante a realização do procedimento cirúrgico e a possibilidade de utilizar vários tipos de implante. 

Uma incisão bem posicionada nesta localização resultará numa cicatriz praticamente imperceptível, localizada exactamente no sulco abaixo das mamas.01

A incisão periareolar preferida por alguns cirurgiões fica localizada, exactamente, na transição entre a aréola e a pele da mama. Teoricamente, se o processo de cicatrização ocorrer normalmente, esta técnica permite obter cicatrizes de óptima qualidade.

A incisão axilar é a incisão ideal se o objetivo principal é evitar cicatrizes na mama. Porém, esta abordagem pode ser considerada a mais difícil em termos técnicos dado que a criação de uma loca de tamanho adequado, posicionamento preciso do implante e controle de eventuais hemorragias é mais difícil e exigente.

Por outras palavras, esta técnica é a que depende mais da experiência do cirurgião. Recentemente, a existência de equipamentos endoscópicos (instrumentos acoplados a uma câmera de televisão) permitiu aos cirurgiões uma maior precisão e controle dos factores atrás mencionado, contudo o cirurgião deve ser extremamente hábil no domínio do material endoscópico para maximizar as possibilidades de um resultado satisfatório.

Os implantes mamários podem ser muito úteis na correção da ptose mamária.

Este fenómeno, que ocorre frequentemente após a gravidez e em casos de grande emagrecimento, caracteriza-se pela quedadas mamas com perda do contorno mamário. Isto é especialmente evidente no polo superior das mamas.

Quando não existe tecido suficiente na própria mama, o volume pode ser aumentado utilizando um implante e a flacidez de pele ajustada através de uma incisão periareolar, vertical ou em “T” invertido, ou uma combinação destas.

Em geral, o tamanho e tipo de cicatriz acabam sendo proporcionais ao grau de flacidez presente.

Os implantes mamários pode ser colocados entre o tecido mamário e o músculo peitoral (plano subglandular), entre a fascia peitoral e o músculo peitoral (posição subfascial) ou entre o músculo peitoral e a parede torácica (plano submuscular).

A escolha da técnica/plano ideal depende fundamentalmente da espessura da pele e da quantidade de tecido mamário disponível para cobrir o implante.

Em geral, a colocação do implante na posição submamária ou subfascial permite um controle mais preciso e previsível em termos do resultado final.

Contudo, um pré-requisito fundamental é existir tecido mamário suficiente para cobrir o implante, já que, caso contrário, os bordos do mesmo podem ficar visíveis e/ou palpáveis. Em pacientes muito magras, com pouco tecido no pólo superior da mama o plano submuscular pode evitar este problema. 

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de cirurgias estéticas deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer Mamoplastia de aumento? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre Mamoplastia de aumento visite o nosso site em www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Mamoplastia de aumento e cicatrizes