Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Lipoaspiração e Lipoescultura – Perguntas frequentes

Lipoaspiração e Lipoescultura – Perguntas frequentes

Sendo uma cirurgia que retira determinada quantidade de gordura, evidentemente haverá uma redução no peso. Não são, entretanto, os “quilos” retirados que definirão o resultado estético, mas sim as proporções que cada área manterá com o restante do tronco e os membros. Existem casos em que a gordura retirada de certas áreas é reinjetada sob condições assépticas em outras regiões cujo volume precisa ser aumentado. Parte dessa gordura poderá ser reabsorvida, sendo impossível prever o percentual de sua permanência. De toda forma, são dedicados cuidados especiais no tratamento dessa gordura, para propiciar maior possibilidade de sucesso. Nos casos em que o (a) paciente está com o peso acima do normal, recomenda-se um emagrecimento prévio, sendo aconselhado que sigam um tratamento clínico e fisioterápico prévio.

  • Em quanto tempo atingirei o resultado definitivo?03

Observadas as ponderações sobre a evolução das cicatrizes (veja item “cicatrizes”) resta ainda acrescentar algumas observações sobre as áreas operadas.

Nas primeiras semanas ou mesmo meses, essas áreas, além de estar sujeitas a períodos de edema (inchaço), poderão apresentar alguns pontos mais densos. Estes, geralmente, só são perceptíveis à palpação e tendem a desaparecer após o 3º mês. Com o decorrer dos meses e com a realização das devidas drenagens linfáticas e exercícios orientados para modelagem, vai-se gradativamente atingindo o resultado definitivo. Não se deve considerar definitivo qualquer resultado antes de 6 a 9 meses do pós-operatório.

  • A lipoaspiração corrige aquele excesso de gordura sobre a região do estômago?

Geralmente sim. Dependendo do seu tipo de tronco (conjunto tórax e abdômen), poderemos ter um resultado bastante natural. Também tem grande importância, sob este aspecto, a espessura do panículo adiposo (espessura da gordura) que reveste o corpo.

  • Qual o tipo de maiô que poderei usar, após a cirurgia?

Fica a seu critério. Seu manequim lhe dirá.

  • Poderei ter filhos futuramente? O resultado não ficará prejudicado?

O resultado poderá ser preservado, desde que na nova gestação seu peso seja controlado. Se seu peso retornar ao valor prévio e sua pele não apresentar flacidez e estrias decorrentes da gravidez, as formas obtidas tendem a ser mantidas. Devemos salientar, entretanto, que o corpo da mulher sofre variações da forma com o decorrer do tempo, devido a mudanças na disposição da gordura nas diversas áreas corporais, principalmente no abdome, cadeiras e coxas. Mesmo assim, aquele excesso retirado nas devidas áreas sempre lhe proporcionará uma melhor evolução, mesmo que você venha a ganhar certo peso.

Geralmente não. Uma lipoaspiração ou lipoescultura de evolução normal não deve apresentar dor, desde que sejam obedecidas as orientações pós-operatórias. Eventuais incômodos são resolvidos com a utilização de analgésicos e anti-inflamatórios.

  • Há perigo nesta operação?

Raramente a lipoaspiração traz sérias complicações, desde que realizada dentro de critérios técnicos adequados. O perigo não é maior e nem menor do que o existente em qualquer outra cirurgia eletiva ou mesmo em uma viagem de avião ou de automóvel ou até no simples atravessar de uma rua. Entretanto, é importante levar em conta, que grandes volumes retirados poderão determinar riscos, tanto no ato operatório quanto no pós-operatório. É consenso, na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que o volume total de gordura a ser retirado por sessão, não ultrapasse a 5 a 7% do peso corporal. Seu cirurgião deverá lhe esclarecer detalhadamente sobre o volume ideal para o seu caso.

  • São utilizados curativos?

Sim. Curativos semi-compressivos com cintas especiais, mantidos por um período de 30 a 45 dias, em média.

  • Quando poderei tomar banho completo?

Geralmente no dia seguinte à cirurgia.

  • Qual a evolução pós-operatória?

Conforme esclarecido nos tópicos “cicatrizes” e “pós-operatório”, você não deve se esquecer de que, até que o resultado almejado seja atingido, diversas fases são características deste tipo de cirurgia. Entretanto, poderá lhe ocorrer alguma preocupação no sentido de “desejar atingir o resultado final antes do tempo previsto”. Seja paciente, pois seu organismo se encarregará de dissipar todos os pequenos transtornos intermediários que, infalivelmente, chamarão a atenção de alguma de suas amigas que não se furtará à observação: “será que isto vai desaparecer mesmo?”. É evidente que toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser transmitida ao seu cirurgião plástico, que lhe dará os esclarecimentos necessários para sua tranquilidade. Lembre-se de que nenhum resultado deverá ser considerado como definitivo antes de 6 a 9 meses de pós-operatório. Condutas complementares em academias, com esteticistas ou com fisioterapeutas, desde que haja ciência e indicação pelo seu cirurgião plástico, poderão melhorar bastante o resultado final, pois, a modelagem muscular é um fator de grande importância no novo contorno corporal.

Mas onde posso fazer uma lipoaspiração e lipoescultura? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116/7. Para mais informações sobre lipoaspiração e lipoescultura visite o nosso site em www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Lipoaspiração e Lipoescultura – Perguntas frequentes