Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Questões que deve colocar ao cirurgião plástico se tem ginecomastia

Questões que deve colocar ao cirurgião plástico se tem ginecomastia

Questões que deve colocar ao cirurgião plástico se tem ginecomastia

É importante que esteja completamente informado sobre os cuidados pós-operatórios, os resultados possíveis e quaisquer riscos e complicações. Também deve saber como se processa a cirurgia de ginecomastia. De seguida apresentamos algumas questões importantes:

  •   Como vai ser realizada a cirurgia?
  •   Onde são feitas as incisões e porquê?
  •   Como é que me devo preparar para a cirurgia?
  •   Preciso de ajuda nos cuidados pós-operatórios?
  •   Que resultados posso esperar?
  •   Que efeitos secundários ou complicações podem surgir?
  •   Vou sentir dor ou desconforto?
  •   Qual vai ser a aparência das minhas mamas imediatamente após a cirurgia? E a longo prazo?
  •   Há atividades ou ambientes que eu deva evitar durante a recuperação?
  •   Quando poderei voltar à minha rotina habitual?
  •   Que outros procedimentos estéticos posso realizar ao mesmo tempo?
  •   Que cuidados devo ter depois da cirurgia?

O que acontece durante a cirurgia de ginecomastia?

A redução mamária masculina tem a duração de cerca de 1 a 3 horas e é realizada sob anestesia geral ou anestesia local com sedação.

O seu cirurgião irá aconselhar-lhe a anestesia que considera mais indicada para si. Pode ser necessário que passe uma noite no hospital, mas normalmente vai para casa no próprio dia.

O tipo de cirurgia a realizar depende da estrutura do tecido mamário que será necessário remover:

  •   Apenas gordura – uma lipoaspiração pode ser suficiente
  •   Gordura e tecido glandular – é necessária uma incisão (no geral feita à volta da aréola) através da qual é feita a lipoaspiração e a excisão de tecidos.

Por vezes é necessário inserir um dreno para retirar o excesso de fluídos, o qual é removido um ou dois dias depois da cirurgia. Depois de fechadas com suturas, as incisões são tapadas com pensos e o peito é protegido com uma banda de compressão para manter a pele com firmeza no seu devido lugar.

Recuperação da redução mamária masculina

Cirurgia Plástica-Ginecomastia

Cirurgia Plástica-Ginecomastia

Assim que a anestesia passar, irá notar algum inchaço e desconforto. Estes serão temporários e o seu cirurgião plástico irá receitar-lhe medicação (antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos) para aumentar o seu conforto. A maior parte do inchaço e nódoas negras irá desaparecer ao longo do primeiro mês, mas poderá levar até 3 meses para desaparecerem totalmente.

Terá que utilizar a banda de compressão durante o primeiro mês.

Ser-lhe-á pedido que, após 3 a 5 dias, volte para uma consulta pós-cirúrgica para o seu cirurgião lhe mudar os pensos e ver a evolução da sua recuperação. Antes desse dia não retire os pensos a não ser que tenha autorização médica para isso. As suturas podem ser reabsorvíveis ou permanentes. Se no seu caso forem permanentes, estas serão removidas cerca de uma semana depois da cirurgia.

A mobilização precoce é importante para prevenir coágulos sanguíneos, portanto assim que se sentir confortável faça pequenas caminhadas e mantenha o corpo em movimento, sempre com cuidado para não fazer esforços. Deve evitar atividades extenuantes, especialmente as que envolverem pesos, durante, pelo menos, o primeiro mês. O seu cirurgião plástico será a pessoa mais indicada para lhe dizer quando pode retomar as suas atividades de rotina e atividades físicas.

Cuidados a longo prazo

Deve ter paciência para ver os resultados finais da sua cirurgia, pois poderá levar até 6 meses para que o seu corpo se ajuste completamente às suas novas proporções. A cicatrização pode demorar até um ano a desvanecer totalmente.

Ocasionalmente a cicatrização pode resultar em quelóides (pequenos altos vermelhos, que ocorrem principalmente nos cantos das cicatrizes) que são tratados com uma simples cirurgia corretiva.

Evite a exposição solar direta durante os primeiros 6 meses. Caso não consiga evitar, opte por usar protetor solar com o fator de proteção mais elevado.

A realização de qualquer tipo de cirurgia estética deve ser efetuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do  respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas. Antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer um ginecomastia? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre ginecomastia visite o nosso site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Questões que deve colocar ao cirurgião plástico se tem ginecomastia