Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Mini-abdominoplastia

Mini-abdominoplastia

A abdominoplastia é um dos procedimentos mais realizados em cirurgia plástica. Em geral, factores como gestações múltiplas e genética contribuem para o desenvolvimento da lassidão da pele, depósitos de gordura e marcas de distensão na região abdominal. Mesmo a perda substancial de peso pode contribuir para o desenvolvimento de lassidão da pele abdominal.

A mini-abdominoplastia permite remover os depósitos de gordura e as marcas de distensão do abdómen abaixo do umbigo e a correcção da lassidão abdominal. Além disso, os músculos abdominais distendidos e enfraquecidos com o passar do tempo, são esticados, restabelecendo a aparência de um abdómen firme e plano.

Os procedimentos de redução de abdómen podem ser realizados isoladamente ou em associação à lipoaspiração, para melhorar ainda mais o contorno corporal. A mini-abdominoplastia não deve ser considerada como tratamento de obesidade ou substituto de uma dieta adequada e da prática de exercício físico.

03

Indivíduos com indicação para a realização de mini-abdominoplastia devem ser saudáveis e relativamente em forma. Gestações futuras e alterações substanciais de peso após a realização do procedimento de mini-abdominoplastia, bem como presença de cicatrizes anteriores, podem reduzir a eficácia e a manutenção do resultado do tratamento.

A duração da realização do procedimento de mini-abdominoplastia varia conforme a extensão de tecido a ser removido, ou a necessidade de procedimentos adicionais como lipoaspiração. Contudo, a maioria dos procedimentos de mini-abdominoplastia demora aproximadamente de 1 a 2 horas. Antes de se iniciar o procedimento, a área a tratar deve ser devidamente marcada com umas canetas especiais. Para procedimentos complexos, envolvendo a remoção de grandes quantidades de tecido, ou em associação a outros procedimentos, deve utilizar-se anestesia geral. Já procedimentos menos complexos podem ser realizados com anestesia local e sedação, que auxiliam no conforto e relaxamento do paciente.

A mini-abdominoplastia é diferente da abdominoplastia clássica dado que requer, geralmente, uma incisão simples. Isso deve-se ao facto do procedimento de redução parcial do abdómen preservar o umbigo na sua posição original, e assim, a incisão ao redor do umbigo é desnecessária. O cirurgião faz uma incisão logo acima de região púbica. Embora a incisão seja mais curta do que a incisão numa redução total de abdómen, a sua extensão e forma dependem da extensão do tratamento necessário, bem como dos contornos corporais. Alguns cirurgiões tentam posicionar a incisão num local tapado pelo biquíni ou roupa interior. É importante ficar com a noção que a cicatriz é permanente.

Para manter o abdómen esticado e durinho o cirurgião sutura os músculos abdominais um ao outro, aproximando-os, tornando a parede abdominal mais plana e firme e com uma linha de cintura mais magra e esbelta. Depois o cirurgião estica para baixo a camada de pele e gordura descolada da parede abdominal e retira/excisa a porção que está em excesso.

Para evitar a formação de líquido durante o processo de cicatrização, são colocados drenos no abdómen. Deve utilizar uma cinta de compressão para reduzir o edema e evita a formação de líquido, bem como oferecer conforto e suporte ao processo de cicatrização. Embora nos primeiros dias não seja possível ficar em posição completamente ereta, de pé, é importante iniciar caminhadas por curtos intervalos de tempo logo após o procedimento, para facilitar o fluxo sanguíneo. A maioria dos pacientes retoma o trabalho cerca de 1 a 3 semanas após a realização da mini-abdominoplastia. Contudo, pode levar 6 a 8 semanas para retomar a vida normal, incluindo levantar pesos e exercícios mais intensos.

Embora a cicatriz seja permanente, ela vai ficando cada vez menos percetível com o tempo. É importante notar que novas gestações e ganho ou perda substancial de peso podem comprometer o resultado. Contudo, com uma dieta adequada e exercícios físicos regular, o resultado da mini-abdominoplastia pode ser duradouro e manter-se por vários anos.

Para mais informações sobre mini-abdominoplastia visite o nosso site em www.faccia.pt

be a pal and share this would ya?
Mini-abdominoplastia