Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Os ganhos na qualidade de vida após a cirurgia de aumento de mama

Os ganhos na qualidade de vida após a cirurgia de aumento de mama

A cirurgia de aumento mamário leva a uma melhoria da auto-estima e da qualidade de vida de quem se decide a realizá-la.

Pesquisadores americanos usaram um questionário validado para avaliar os benefícios físicos e psicológicos da cirurgia plástica de aumento de mama.

O questionário avalia alterações em seis áreas que afetam a qualidade de vida, tais como a satisfação das mulheres com as mamas e com:

  • o resultado global da cirurgia;
  • as alterações psicossociais;
  • o componente sexual;
  • a alteração física;
  • o bem-estar;
  • a satisfação com no atendimento.

03

Seiscentos e onze mulheres completaram o questionário antes da cirurgia de aumento de mama e depois mais tarde às seis semanas e seis meses após a cirurgia. A cirurgia foi realizada utilizando implantes de silicone colocado “atrás do músculo” (retromuscular). Os resultados mostraram uma melhoria significativa na maioria dos aspetos da qualidade de vida. Por exemplo, as pontuações de satisfação com os seios (numa escala de 100 pontos) aumentaram de cerca de 25 antes da cirurgia para cerca de 80 depois.

Houve melhorias semelhantes em relação ao bem-estar psicossocial e sexual. O grau das melhorias na qualidade de vida foi classificado como “muito grande” numa medida padrão de mudanças na qualidade de vida. Uma área de qualidade de vida diminuiu após o aumento do peito; relaciona-se com a limitação física após a realização da cirurgia, que à sexta semana teve uma diminuição mas que após esse período há uma recuperação gradual.

Além destes factores, os pacientes mais velhos apresentaram uma menor satisfação com as mamas e com o procedimento geral do que pacientes mais jovens.

Médias de satisfação global diminuíram de cerca de 90 para as mulheres com menos de 30 anos de idade, para 86 em mulheres na casa dos trinta, para 82 para as mulheres na casa dos quarenta anos, e 77 para mulheres com mais de 50 anos.

Em termos gerais os pacientes mais velhos parecem menos satisfeitos com o seu resultado estético e menos propensos a ter suas expectativas correspondidas. A qualidade de vida é cada vez mais considerada como um fator importante na avaliação dos benefícios de muitos tipos de tratamentos médicos ou cirúrgicos.

O aumento das mamas é o procedimento estético mais comum realizado nos Estados Unidos. De acordo com estatísticas da ASPS, cerca de 290.000 mulheres foram submetidas a implantes mamários em 2013.

É importante estabelecer os benefícios de aumento de mama a partir da perspetiva do paciente, especialmente uma vez que os implantes mamários têm estado sob escrutínio por questões potenciais de segurança.

Mas onde posso fazer um aumento de mama? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116.

Para mais informações sobre aumento de mama visite o nosso site em www.faccia.pt

be a pal and share this would ya?
Os ganhos na qualidade de vida após a cirurgia de aumento de mama