Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Lipoaspiração ao pescoço

Lipoaspiração ao pescoço

A lipoaspiração é um dos procedimentos mais comuns em cirurgia plástica e estética. Em geral, surgem depósitos/acumulações de gordura em diversas regiões do corpo com os anos, mesmo com a prática de exercícios físicos regulares e regimes alimentares ajustados, contribuindo para uma aparência desproporcionada do contorno corporal.

A lipoaspiração atua removendo o excesso de tecido adiposo, com recuperação do contorno corporal e dando origem a uma aparência mais emagrecida. A lipoaspiração pode ser realizada isoladamente, ou em associação a outros procedimentos. A lipoaspiração não é um tratamento eficaz para celulite ou obesidade.

Indivíduos submetidos à lipoaspiração devem ser saudáveis e relativamente magros, com pele firme, elástica e bom tónus muscular, e deve ter apenas 30% acima do seu peso ideal. Os procedimentos de lipoaspiração podem durar de 1 a 5 horas, dependendo da extensão e técnica usada.

01

Antes de iniciar a lipoaspiração, a área a tratar deve ser desinfetada e anestesiada. Dependendo da complexidade do procedimento e da quantidade de gordura a ser removida, podemos usar anestesia geral ou local com sedação. Após a sedação, o cirurgião realiza uma incisão simples, ou incisões múltiplas, no sulco por baixo do mento ou atrás das orelhas. As cicatrizes são efetuadas em locais escondidos para não se verem posteriormente.

Embora existam várias técnicas de lipoaspiração, a técnica tumescente é a mais utilizada. Na técnica tumesceste, antes de se remover a gordura, injeta-se líquido na área a ser tratada através de um dispositivo com orifícios denominado cânula. A solução, composta de soro fisiológico, lidocaína e adrenalina, auxilia a anestesiar a área a tratar, controla a perda de sangue e facilita a remoção de gordura.

Depois de anestesiada a zona, o cirurgião insere a cânula de lipoaspiração na camada de gordura por baixo da pele e faz movimentos de vai e vem, soltando e separando a gordura na região. A sucção é feita com um aspirador cirúrgico ligado no lado oposto da cânula, a fim de remover a gordura. Nalguns casos, a gordura pode ser removida manualmente com seringa. Após o procedimento as incisões são encerradas, embora algumas incisões sejam tão pequenas que cicatrizam sem pontos.

Pode ocorrer dor, aumento de volume, e pequenos ferimentos após o procedimento e deve ser usado, durante 4 a 6 semanas, uma compressão cervical, que é essencial. Esta compressão tem o objetivo de manter os tecidos juntos e auxiliar no processo de cicatrização, para além de servir para prevenir o edema (=inchaço) e a acumulação de líquido na área tratada e desta forma ajudar a pele a assumir o seu novo contorno.

É possível retomar o trabalho em poucos dias e retomar as atividades normais aproximadamente uma a duas semanas. Nota-se uma melhoria na aparência logo após a cirurgia, mas o resultado maior é evidente ao fim de 4 a 6 semanas após o procedimento, após a redução do edema. Os resultados finais são evidentes, aproximadamente, após o 3º mês.

Embora as células de gordura sejam removidas permanentemente da área tratada com o procedimento, é importante notar que a lipoaspiração futura acumulações de gordura que ocorram após, por exemplo, um novo aumento de peso. Para manter os resultados do procedimento, é importante ter hábitos alimentares saudáveis e uma atividade física regular.

Para mais informações sobre lipoaspiração visite o nosso site em www.faccia.pt

be a pal and share this would ya?
Lipoaspiração ao pescoço