Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Rejuvenescimento facial e lifting facial

Rejuvenescimento facial e lifting facial

A cirurgia de rejuvenescimento facial, também conhecida como ritidectomia ou lifting facial, tem por fim restaurar a harmonia facial, atenuando os efeitos do envelhecimento biológico, mantendo, contudo, a naturalidade da expressão facial.

O lifting facial visa melhorar o aspeto da flacidez, das rugas profundas, dos sulcos profundos, reposicionando estruturas e retirando os excessos de pele da face e pescoço. Infelizmente não conseguimos deixar uma pessoa “mais bonita” com este procedimento e o resultado possível de atingir deve ser amplamente discutido antes de se decidir em fazer a cirurgia.

03

A cirurgia é única para cada pessoa, devendo ser planeada individualmente. Não é possível prever quantos anos a pessoa vai rejuvenescer. A naturalidade do resultado vai depender do entendimento que não é possível retardar o tempo, inclusive na face, nem prever um rejuvenescimento em anos.

Também não é possível manter o resultado para sempre, onde os efeitos do tempo continuarão a atuar no processo evolutivo natural. O lifting facial pode ser efetuado sob anestesia local com sedação ou anestesia geral.

A cirurgia demora entre 3 a 6 horas. Sendo um procedimento delicado, o tempo deixa de ter importância, pois o que importa é a perícia, prudência e o cuidado com que o cirurgião trabalha, e não o tempo de cirurgia. O internamento, em geral, é de 12 a 24 horas. Os pensos são parte integrante do ato cirúrgico. No lifting facial usamos um penso feito com compressas e ligaduras, chamado de “capacete”. As orientações em relação às mudanças do penso são feitas pela equipe médica e dependem da evolução do paciente.

Raramente temos queixas de dores intensas no pós-operatório de uma cirurgia de rejuvenescimento facial. O mais frequente é uma sensação de desconforto. Os analgésicos de uso comum, em geral, são suficientes e raramente precisamos de medicação mais forte. As cicatrizes localizam-se dentro do couro cabeludo, na parte da frente das orelhas e atrás delas, e nas áreas de implantação dos cabelos. Não são pequenas, nem desaparecem, sendo permanentes. Tornam-se apenas discretas, tanto pela sua localização escondida, ou camuflada, como pelo amadurecimento e clareamento das mesmas.

Cada pessoa se comporta de forma diferente em relação à cicatrização. O processo cicatricial é um processo individual e com muitas variações. Infelizmente não existe nenhuma forma de se prever o comportamento cicatricial de uma pessoa. Não exames complementares, provas clínicas, cicatrizes anteriores que nos sirvam para termos orientação de como irá ficar esta ou aquela cicatriz. Cada cicatriz é uma nova viagem, de destino provável mas imprevisível, e devemos seguir as orientações para uma chegada melhor. Por isso, obedeça aos cuidados pós-operatórios que lhe são indicados.

As drenagens linfáticas devem ser iniciadas ao 2.º ou 3.º dia depois da cirurgia. Ajudam a reduzir os inchaços, o desconforto, as equimoses e a formação de nodulações. O cabelo não é cortado na cirurgia; ele apenas é preso. Deve ter a preocupação de não ter acontecimentos sociais no primeiro mês após a cirurgia.

Deve ter a noção que irão ocorrer edemas (inchaço), equimoses (manchas negras), aumento ou diminuição da sensibilidade, diferenças entre os dois lados, em maior ou menor grau, em praticamente todas as pessoas. Isto faz parte da evolução pós-operatória normal e tende a regredir com o tempo. Nenhum resultado de lifting facial deverá ser avaliado antes de 3 meses depois da cirurgia. Tenha paciência. Estaremos sempre ao seu lado para todas as suas necessidades e dúvidas.

Para mais informações sobre lifting facial visite o nosso site em www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Rejuvenescimento facial e lifting facial