Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Mitos e Verdades sobre a abdominoplastia

Mitos e Verdades sobre a abdominoplastia

A abdominoplastia é um dos procedimentos mais realizados por cirurgiões plásticos e é uma das cirurgias mais indicadas para quem deseja melhorar o aspecto do abdómen e o contorno corporal.

Veja, a seguir, 10 mitos e verdades sobre este procedimento.

  1. A abdominoplastia pode ser feita em qualquer pessoa insatisfeita com seu abdómen – MITO05

O objectivo da abdominoplastia não é emagrecer, mas sim melhorar o contorno corporal.

Portanto, o paciente candidato a esta cirurgia deve estar próximo do seu peso ideal para conseguir obter os melhores resultados e para maior segurança na realização do procedimento. Além disso, o estado de saúde do paciente deve ser avaliado antes de se submeter à cirurgia.

  1. A cirurgia elimina todas as estrias da barriga – MITO

Durante a abdominoplastia, parte das estrias que ficam abaixo do umbigo são eliminadas juntamente com o excesso de pele. E essas sim, são eliminadas.

No entanto, as estrias localizadas acima do umbigo permanecem e apenas mudam de posição durante a tração do retalho abdominal.

  1. Os músculos do abdómen também são tratados na abdominoplastia – VERDADE

Quando os músculos do abdómen estão enfraquecidos ou separados, o que geralmente ocorre após uma gestação, eles também são tratados durante o procedimento, criando-se um perfil abdominal mais suave e tonificado.

  1. As mulheres podem realizar a abdominoplastia logo após o parto – MITO

Nos primeiros meses após o parto, a mulher passa por uma fase de diminuição do edema natural da gravidez e regularização de alterações hormonais, com o corpo voltando ao seu estado natural, por isso não é esta a altura de programar uma cirurgia plástica.

O ideal é que os procedimentos cirúrgicos sejam feitos após o fim da amamentação, se a paciente já estiver dentro do seu peso ideal.

Isso porque, além de o recém-nascido necessitar de cuidados especiais durante esse período, que seriam dificultados por um pós-operatório, ainda há hormonas femininas em circulação, com níveis que podem aumentar o risco de trombose ou influenciar a cicatrização e o resultado final.

  1. A abdominoplastia elimina a gordura e a flacidez de pele da região – VERDADE

O procedimento elimina o excesso de gordura e pele da região abdominal, tornando o abdómen menos flácido.

Associado ao procedimento, pode ser realizada uma lipoaspiração para melhorar o contorno corporal e eliminar ainda mais gordura.

  1. A cicatriz da abdominoplastia fica geralmente escondida pela roupa ínterior – VERDADE

As incisões para a realização da abdominoplastia são planeadas para ficarem escondidas nas roupas interiores, excepto a possível cicatriz no umbigo que às vezes fica mais aparente dependendo da técnica que será utilizada.

Nalguns casos as cicatrizes podem ficar hipertróficas ou quelóides, pela tensão local e predisposição individual. Nesses casos, existem tratamentos específicos.

  1. O tabagismo compromete o resultado da cirurgia – VERDADE

O tabagismo altera a oxigenação dos tecidos e predispõem a necroses teciduais, além de comprometer o resultado final da cicatrização e aumentar os riscos de complicações pós-operatórias.

Desta forma, o ideal é o paciente abandonar este hábito para se submeter à cirurgia.

  1. Após a cirurgia recomenda-se repouso absoluto na cama para não abrir os pontos- MITO

O repouso absoluto não é recomendado e pequenas caminhadas dentro de casa são incentivadas após as primeiras 24h, seguindo as orientações médicas, pois isso melhora a circulação dos membros inferiores e diminui o risco de trombose.

  1. A abdominoplastia pode ser realizada diversas vezes no mesmo paciente – MITO

A cirurgia plástica no abdómen dificilmente pode ser realizada mais de uma vez no mesmo paciente, isso porque a pele da região tem limitada capacidade para se esticar e os riscos de sofrimento de pele e necroses aumentam muito num segundo procedimento.

Portanto, é importante manter o peso após a cirurgia e, para mulheres que desejam ter filhos, devem programar a realização da abdominoplastia após todas as gravidezes.

  1. Existem diversas técnicas cirúrgicas de abdominoplastia – VERDADE

As técnicas que o cirurgião plástico pode utilizar para melhorar o aspecto do abdómen são muitas e somente após uma criteriosa avaliação pelo especialista é que é tomada a decisão de qual o melhor procedimento para melhorar o contorno corporal, face a cada caso em particular.

A realização deste tipo de cirurgia estética deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Para mais informações consulte o site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Mitos e Verdades sobre a abdominoplastia