Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Abdominoplastia e barriga lisinha

Abdominoplastia e barriga lisinha

03
A dermolipectomia abdominal ou abdominoplastia é a cirurgia de remodelação do abdómen; com a abdominoplastia é possível retirar pele e gordura do abdómen e ajustar a cinta muscular abdominal que em geral está frouxa; esta situação, na maior parte das vezes, surge após a gestação ou o emagrecimento acentuado.

A abdominoplastia é feita de acordo com o volume do abdómen de cada paciente. Nos casos em que há gordura localizada, além de flacidez e excesso de pele, também está indicado a realização de uma lipoaspiração associada e neste caso a designação do procedimento é de lipoabdominoplastia.

Em pacientes que estão com o peso acima do ideal é recomendado o emagrecimento antes da cirurgia, para obtenção de melhores resultado.

É aconselhável que a abdominoplastia seja feita em mulheres que já tiveram filhos. No entanto, o resultado da cirurgia pode ser mantido desde que numa nova gravidez o peso seja controlado. Com isto queremos dizer que pode ficar grávida de novo mas tem que ter alguns cuidados para manter os resultados da abdominoplastia já realizada.

A cicatriz da abdominoplastia localiza-se horizontalmente, logo acima dos pêlos púbicos, prolongando-se lateralmente.

A extensão da cicatriz da abdominoplastia depende do tamanho do abdómen a ser corrigido e ela é programada para ficar escondida debaixo do biquíni.

O umbigo é reimplantado e remodelado, se necessário.

Normalmente a anestesia utilizada é a anestesia geral.

A cirurgia dura aproximadamente 3 horas e o internamento é de 24 horas, dependendo da recuperação do paciente.

Geralmente não há dor no pós-cirúrgico e, caso ocorra, é facilmente minimizada com o uso de analgésicos.

Nos primeiros meses, é normal que haja falta de sensibilidade em todo o abdómen mas gradualmente há uma recuperação; há também uma sensação de “esticado” e “aperto”, que é devido ao reposicionamento e plicatura dos músculos.

A acumulação de líquidos também é comum, por isso utilizamos drenos nos primeiros dias; estes drenos são retirados de acordo com a quantidade de drenagem e o uso de cinta no pós-operatório, ininterruptamente por 30 dias, é essencial.

Após a primeira semana é imprescindível também a realização de drenagens linfáticas.

A recuperação pós-cirúrgica é de aproximadamente 15 dias e o retomar da actividade física leve poderá ocorrer após a 3.ª-4.ª semanas, dependendo da avaliação do cirurgião.

O resultado final é atingido entre o 6.º e 12.º meses após a cirurgia, dependendo da resposta do organismo de cada paciente e dos cuidados pós-operatórios como manutenção do peso corporal, a realização de drenagem linfática e o uso de protecção solar na cicatriz nos primeiros seis meses, em média.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de cirurgias estéticas deve ser efectuada por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer Abdominoplastia? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre Abdominoplastia  visite o nosso site em www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Abdominoplastia e barriga lisinha