Blog Faccia – Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

Cirurgia plástica na terceira idade

Cirurgia plástica na terceira idade

Cirurgia plástica na terceira idade

Provavelmente já deve ter ouvido que alguém está “velho” demais para uma cirurgia plástica. Existe idade mínima para alguns dos procedimentos, devido a factores como o desenvolvimento corporal, isso não há como negar. Mas afinal, existe o tal “limite máximo de idade”?

Com o aumento da esperança média de  vida, há um número crescente de pessoas da terceira idade que têm vontade de efectuar cirurgias estéticas. As pesquisas mais recentes elaboradas pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) mostram que em 2014 cerca de 10% das pessoas que realizaram uma cirurgia plástica nos Estados Unidos está acima dos 65 anos.

As pessoas ditas da terceira idade estão cada vez mais activas e muitas vezes deparam-se com uma insatisfação no desequilíbrio entre a sua aparência e o seu estado de espírito. A ideia de que entrar no grupo dos idosos traz também limitações, sendo a cirurgia plástica uma delas, está muito mais relacionada com as condições de saúde do que a idade propriamente dita. Claro que os cuidados com o pós-operatório, por exemplo, devem ser mais rigorosos, pois a regeneração da pele e a consolidação de ossos podem ser mais demoradas, mas nada que invalide a possibilidade de uma cirurgia. Excepto em casos onde hipertensão arterial, a diabetes, as disfunções cardíacas e outras doenças que não estejam devidamente controladas, a realização do procedimento pode ser feito.

Tanto homens quanto mulheres nesta faixa etária procuram, na sua grande maioria, cirurgias para rejuvenescimento e correções na face.

O lifting facial, a toxina butolínica, as correções da mama, as correções do abdómen e das pálpebras compõem a lista das intervenções estéticas mais procuradas pelo público acima de 60 anos. Para entender como são alguns destes procedimentos, explicamos em seguida quatro deles.

Correção das pálpebras: também chamada de blefaroplastia, esta cirurgia melhora o aspecto das pálpebras, tanto inferiores como superiores, e ainda pode acabar com aquela aparência de olhar cansado, devolvendo a aparência rejuvenescida.

Mamoplastia: possivelmente, as mulheres que chegaram à terceira idade já devem ter passado por gravidezes e amamentações que, aliadas aos anos, podem levar à flacidez mamária. Procedimentos, com ou sem a colocação de próteses de silicone, podem devolver a simetria mamária e a sua forma natural.

Lifting facial: indicado para redefinir o contorno facial e suavizar os sinais da idade, já que com o passar do tempo a pele na região do rosto e do pescoço tende a ficar mais flácida.

Abdominoplastia: realizada para corrigir a flacidez do abdómen quando identificadas oscilações significativas de peso. Essa intervenção cirúrgica também está indicada para reparar a perda de elasticidade da pele decorrente da idade. A abdominoplastia permite restabelecer o contorno corporal e fortalece a musculatura abdominal.

Mais do que sua idade cronológica, é a condição da sua saúde que determinará as suas limitações clínicas para ser submetida a qualquer uma das cirurgias.

Cuide do seu corpo e da sua mente. Desafie-se a viver mais e melhor!

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de tratamentos estéticos deve ser efectuado por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do  respectivo país, pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.

Não fique com dúvidas e antes de se decidir em fazer qualquer tratamento/cirurgia estética poderá consultar o site da Ordem dos Médicos e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e verificar se o médico que escolheu tem as competências adequadas.

Mas onde posso fazer uma cirurgia estética? Basta deslocar-se à Clínica Faccia em Lisboa, ou ligar para o número de telefone 213 714 116. Para mais informações sobre cirurgias estéticas visite o nosso site www.faccia.pt.

be a pal and share this would ya?
Cirurgia plástica na terceira idade